Peróxidos pôde contar com a Visionnaire para redigir a documentação técnica de um sistema primordial

CLIENTE
Peróxidos do Brasil
 
ÁREA
Indústria
 
PROBLEMA
O sistema GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento, utilizado pela Peróxidos do Brasil, já tinha seu respectivo Manual de Usuário, porém, não havia uma documentação técnica, algo fundamental para o ciclo de desenvolvimento e implantação de sistemas, apesar de não ser obrigatório.
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire analisou todo o código-fonte do sistema GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento e redigiu o documento técnico a partir dos estudos realizados. O documento descreve os principais fluxos do sistema e suas principais funções (métodos). Consta nele, também, um diagrama macro da arquitetura, incluindo a arquitetura de integrações com outros sistemas.
 
RESULTADOS
Com a documentação técnica do sistema GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento, executada a partir da consultoria prestada pela Visionnaire, a Peróxidos do Brasil passa a ter, além do Manual de Usuário, um documento que detalha os aspectos técnicos de uma ferramenta tão importante para os fluxos da empresa.
 
Todos aqueles que fazem uso ou são responsáveis pela manutenção do GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento podem contar com um projeto mais bem detalhado, facilitando a compreensão da ferramenta.
 
O nível de detalhamento da documentação técnica elaborada com a consultoria da Visionnaire é suficiente para programadores compreenderem as particularidades do GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento a partir de uma única leitura, promovendo agilidade para a Peróxidos do Brasil e menos tempo necessário para lidar com o sistema.
 
TECNOLOGIA
Java, banco de dados SQL Server Express, além de integração com o SAP e outros sistemas já existentes através de APIs.
   
Visionnaire - Peroxidos do Brasil
 
Problema detalhado:
A Peróxidos do Brasil, uma joint venture da brasileira Produtos Químicos Makay com a belga Solvay (grupo químico internacional e líder mundial em química sustentável), é líder no mercado de peróxido de hidrogênio e referência em termos de excelência industrial.
 
A empresa já contava com o sistema GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento, desenvolvido com tecnologia Web, portanto podendo ser acessado a partir de qualquer computador com navegador e conectado à rede corporativa da Peróxidos do Brasil.
 
Havia um Manual de Usuário com instruções para utilização de tal sistema, no entanto, não havia sua respectiva documentação técnica, algo fundamental para o ciclo de desenvolvimento e implantação de sistemas.
 
Por lei, a documentação técnica de um software não é obrigatória, porém, esse tipo de registro é de suma importância, uma vez que serve de diretriz para todas as equipes envolvidas em um projeto.
 
Solução detalhada
A Visionnaire apresentou uma proposta de consultoria envolvendo a documentação de sistemas na linguagem Java e a criação de ambiente de desenvolvimento para a Peróxidos do Brasil.
 
A consultoria começaria com uma análise de todo o código-fonte do sistema GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento com o objetivo de estimar o tempo e os esforços necessários para a criação de uma documentação técnica para o projeto. Tal registro seria feito para que qualquer programador tivesse condições de ler o documento e iniciar o desenvolvimento no sistema quando necessário.
 
Com o aceite da proposta da Visionnaire por parte da Peróxidos do Brasil, o código do sistema GCEF – Gestão de Carregamento, Estoque e Faturamento foi estudado. Paralelamente ao entendimento do código, deu-se início à elaboração da documentação. Reuniões com a equipe técnica da Peróxidos do Brasil foram conduzidas para alinhamento dos trabalhos.
 
Por fim, o documento técnico foi escrito, seguindo os estudos realizados. Ele descreve os principais fluxos do sistema e suas principais funções (métodos). Consta nele, também, um diagrama macro da arquitetura, incluindo a arquitetura de integrações com outros sistemas.