A Visionnaire ministrou capacitação para o pessoal técnico do Serpro-PR

CLIENTE
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
 
ÁREA
Governo
 
PROBLEMA
O Serpro-PR, empresa pública de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo, precisava atualizar sua equipe de desenvolvedores por meio de treinamentos focados em novas tecnologias de desenvolvimento do início dos anos 2000.
 
SOLUÇÃO
Em conjunto com o pessoal da área de TI do Serpro-PR, a Visionnaire planejou e executou diversas capacitações para os colaboradores do Serviço Federal de Processamento de Dados, abrangendo treinamentos em Programação Java e Programação com EJB – Enterprise Java Beans.
 
RESULTADOS
Em muitas empresas públicas na primeira década dos anos 2000, existia o cenário que o pessoal da área de Tecnologia da Informação (TI) precisava ser capacitado em tecnologias modernas da época que mudariam o paradigma de desenvolvimento de software.
 
Era um desafio encontrar empresas no Brasil que tivessem a tecnologia de ponta já instituída para ministrar capacitações. A Visionnaire foi a empresa escolhida pelo Serpro-PR e, durante o ano de 2007, ministrou os treinamentos para mais de 30 profissionais da área de TI.
 
O principal resultado em capacitações de tecnologias modernas para empresas sempre é a inserção de uma nova forma de pensar, o que aconteceu com o Serpro-PR, permitindo que os sistemas desenvolvidos pelo órgão nos anos seguintes usufruíssem da melhor tecnologia de software para seus clientes, os cidadãos.
 
TECNOLOGIA
O trabalho realizado pela Visionnaire para o Serpro-PR foi uma capacitação, portanto não houve software desenvolvido. As tecnologias nas quais a Visionnaire capacitou os profissionais do Serpro-PR foram: Orientação a Objetos, Programação Java, JEE – Java Enterprise Edition (atualmente Jakarta EE) e Programação com EJB – Enterprise Java Beans.
    
Visionnaire - Serpro
 
Problema detalhado:
Na primeira década dos anos 2000, muitas corporações começaram a implantar o que tinha sido uma tendência que nasceu antes da virada do milênio: a tecnologia de Objetos Distribuídos e sistemas corporativos desenvolvidos em Java e UML (Unified Modeling Language).
 
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), seguindo nessa linha, contatou a Visionnaire para ministrar capacitação para seu pessoal técnico nessas tecnologias. Havia uma grande mudança de paradigma em sistemas corporativos, e essa mudança era principalmente da filosofia Client/Server para a filosofia Distribuída, baseada em Objetos.
 
A Visionnaire foi a empresa pioneira no Brasil a implantar tecnologia de Orientação a Objetos nas empresas, sendo a representante oficial da OMG (Object Managament Group) na América do Sul. O Serpro, cujo negócio é prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para o setor público, é considerado uma das maiores organizações públicas de TI no mundo, e, por conta disso, precisava se manter atualizado.
 
Solução detalhada
A Visionnaire, em conjunto com o pessoal da área de TI do Serpro-PR, planejou e executou um conjunto de capacitações que envolviam treinamento em Programação Java e Programação com EJB – Enterprise Java Beans. Dessa forma, o pessoal técnico do Serpro-PR pôde se atualizar em tecnologias que estavam sendo utilizadas em sistemas corporativos.
 
Por ser uma empresa pública, o processo de contratação não permitia contratação por períodos longos, portanto a Visionnaire executou as capacitações dentro dos períodos planejados, e a equipe técnica do Serpro-PR continuou de forma independente na institucionalização das tecnologias na empresa e no uso em desenvolvimento de sistemas de software.