A Visionnaire migrou e modernizou a infraestrutura do Grupo WOS para a Nuvem, garantindo segurança, estabilidade, economia e suporte contínuo
Cliente
Área
Problema Resumido
Solução Resumida
Resultados
Com o apoio da Visionnaire, o Grupo WOS obteve melhoria de disponibilidade dos seus sites e sistemas,
além de redução de falhas e paradas não planejadas (graças ao uso de sistemas de monitoramento
e backups automatizados).
Não somente isso, o Grupo WOS também teve segurança ampliada, com uso de provedores
de nuvem certificados e políticas de backup diário, e maior produtividade da equipe interna, graças
à estabilidade da infraestrutura e ao suporte técnico especializado.
Este projeto estreitou a relação entre Visionnaire e Grupo WOS e deu origem a uma parceria
tecnológica contínua, com a Visionnaire acompanhando o crescimento e novas demandas do Grupo WOS.
Tecnologias
Para a migração dos servidores de e-mail de cada domínio, foi sugerido o uso do
Zoho Mail, Google Apps for Business (atualmente Google Workspace) ou Outlook na Nuvem (Azure).
Para a proposta de backup dos servidores, máquinas virtuais e dados, foi sugerido o uso
do Google Nearline ou o AWS Glacier, com preferência pelo Google Nearline, tanto pelo know-how da Visionnaire
com essa solução e por ser mais barato que o AWS Glacier.
Já para o serviço de banco de dados na nuvem para os sistemas que usam banco de dados,
foi sugerido o uso de bancos de dados padrão MySQL (por já ser o banco de dados usado atualmente e por ter licença
software livre) no formato de instalação manual na máquina virtual, no formato Google Cloud SQL ou no
formato Amazon RDS ou Redshift. A preferência foi pelo Google Cloud SQL, por seguir o padrão MySQL, por a Visionnaire
já ter maior know-how com esse banco de dados em outros projetos e por ser mais barato que as soluções
da Amazon.
Em relação ao serviço de envio de e-mails transacionais, foi sugerido o uso do Mailgun, Sendgrid e Mailjet, com preferência pelo Mailgun, por ser homologado pelo Google Cloud Platform e por permitir o envio de vários e-mails por mês grátis.

Problema Detalhado
Os principais pontos de atenção incluíam: ambientes de servidores desatualizados,
hospedados de forma dispersa e com baixa confiabilidade; ausência de infraestrutura em nuvem, dificultando escalabilidade
e segurança; falta de backup centralizado e plano de contingência adequado para os sistemas e e-mails;
servidores de e-mail locais ou de baixo desempenho, afetando a comunicação corporativa; e necessidade de suporte
técnico contínuo e especializado para manutenção da infraestrutura.
Solução Detalhada
Além disso, o escopo incluiu o uso de um datacenter na nuvem (hospedagem centralizada com
redundância e monitoramento), migração e uso de um servidor de e-mail corporativo com backup integrado,
serviço de backup automatizado de servidores e dados críticos, banco de dados na nuvem para aplicações
existentes e serviço de envio de e-mails transacionais (para notificações automáticas e integrações).
Apresentação![]()
Panfleto![]()




