Com rapidez e eficiência, montamos e gerenciamos uma equipe qualificada que ajudou a Linx com o desenvolvimento de sistemas

CLIENTE
Linx
 
ÁREA
Tecnologia
 
PROBLEMA
A Linx precisava de uma equipe altamente qualificada de desenvolvedores e analistas para o planejamento e desenvolvimento de projeto.
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire montou um time com todas as qualificações necessárias e geriu a equipe a partir de ferramentas na nuvem.
 
RESULTADOS
A Linx obteve sucesso em seu projeto, pois contou com rapidez e eficiência na montagem e gerenciamento de um time multidisciplinar remoto. O projeto, que consistia em uma plataforma de análise de dados de vendas para farmácias, foi concluído com sucesso.
 
TECNOLOGIA
Adobe XD, Amazon ECS, AWS, AWS Fargate, AWS X-Ray, Angular, Ansible, Azure DevOps, Delphi, Docker, GitHub, GitLab, Java, JavaMelody, Java Swing, Jenkins, Jira, Microsoft Project, Microsoft Teams, MongoDB, New Relic, PostgreSQL, Rancher, React, Slack, SonarQube, Spring Boot, Spring Data, WSDL.
 
Problema detalhado:
A Linx é uma empresa brasileira especialista em fornecer tecnologias para o varejo e líder no mercado de software de gestão, segundo a IDC Brasil. Ao se deparar com o desafio de desenvolver uma plataforma de análise de dados de vendas para gestores de farmácias, a organização sentiu a necessidade de contar com uma equipe qualificada para o trabalho.
 
Tais análises são conduzidas por meio de relatórios, aqui denominados "Mapeamento de Profissionais ou de Mercado", com informações que geram valor em suas entregas efetuadas — quanto mais informações contidas nos relatórios, mais bem embasada é a decisão do cliente.
 
O time deveria ter especialistas variados, começando por um gerente, que se responsabilizaria pelo planejamento das entregas, alinhamento de comunicação entre os times, gestão dos recursos, informe de status e alinhamento de expectativas. Desenvolvedores, por sua vez, assumiriam codificação das entregas, testes unitários, apoio na arquitetura dos sistemas, apoio e definição do ambiente e DevOps.
 
Era necessário, também, homologadores responsáveis pelos testes — englobando planejamento de entregas, definição de roteiros, execução e sumários de testes, além de configuração do ambiente. Completando a equipe, analistas seriam responsáveis pela elicitação e documentação dos requisitos no padrão acordado com o cliente, e ainda pela criação de protótipos de baixa e alta fidelidade. Ficou claro que a Linx tinha consciência das suas necessidades, mas faltava-lhe mão de obra especialista e eficiente.
 
Solução detalhada
A Visionnaire foi responsável por elaborar um Squad para Desenvolvimento de Projeto para a Linx. Logo, foi planejado e montado um time de especialistas, obedecendo às necessidades especificadas no escopo. A equipe foi formada por um Gerente de Projetos, um Desenvolvedor Java Pleno, um Desenvolvedor Java Sênior, um Analista de QA (Quality Assurance) Pleno e um Analista de QA (Quality Assurance) Sênior.
 
O time seguiu os preceitos do Desenvolvimento Ágil de softwares, mantendo o foco de desenvolver uma solução funcional e sendo colaborativo para com o cliente, adaptando-se a eventuais mudanças.
 
O projeto foi acompanhado com ferramentas na nuvem. O cronograma foi seguido a partir do MS Project, que também foi usado a fim de elaborar relatórios de progresso. Além disso, a Visionnaire ofereceu ferramentas 100% digitais para implantação e manutenção dos sistemas, controle de versão, gestão de projetos e comunicação entre equipe e cliente.
 
Isso significa que a Linx teve à sua disposição uma equipe técnica altamente qualificada, que, mesmo alocada em outra cidade, na sede da Visionnaire, não teve sua produtividade comprometida graças ao uso da metodologia Scrum, seguindo reuniões diárias e sprints semanais de acordo com o backlog priorizado pelos profissionais da Linx.
 
O uso de soluções na nuvem ainda possibilitou a aplicação de conceitos de Integração Contínua (do inglês Continuous Integration, CI) e Entrega Contínua (do inglês Continuous Delivery, CD), o que resultou em entregas rápidas e contínuas para a Linx.
 
Desde a montagem da equipe, passando pelos processos bem definidos e pelas ferramentas ágeis na nuvem, a Visionnaire ajudou a Linx a fazer parte da filosofia do desenvolvimento de software ágil e moderno.