Conscientização dos benefícios da tecnologia como instrumento de integração, interação e cidadania

CLIENTE
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)
 
ÁREA
E-government
 
PROBLEMA
Conscientizar a comunidade e os governos municipais com relação aos benefícios da utilização da internet como meio de comunicação, interação e prestação de serviços.
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire desenvolveu um portal para prefeituras, contendo o sistema de gerenciamento de conteúdo WebPublication (CMS – Content Management System) e um sistema TTM (Gerenciador de Chamadas) para o módulo de Help Desk.
 
RESULTADOS
O Internet Cidadão pode ser acessado via telefone (0800), internet ou balcão de atendimento. Além disso, as prefeituras obtêm mais agilidade e controle dos chamados de serviços dos cidadãos. O software é multiplataforma e compatível com os principais bancos de dados do mercado.
 
TECNOLOGIA
Websphere, HTML, ORBacus, WebPublication e o gerenciador de chamados TTM (Trouble Ticket Manager). Estes dois últimos módulos são produzidos pela Visionnaire.
     
Visionnaire - Tecpar
    
Problema detalhado:
Desenvolver um programa de conscientização para a comunidade e, em especial, para os governos municipais sobre os benefícios da utilização da internet. Além disso, difundir o conhecimento e incentivar o uso da tecnologia e do portal.
 
Solução detalhada
A Visionnaire desenvolveu um portal para prefeituras que serve como ponto de referência para a comunidade e contém um módulo de Help Desk via internet. Por meio de qualquer computador com acesso à internet, o cidadão pode enviar seus comentários, pedidos, avisos e perguntas direcionadas às secretarias da prefeitura e, assim, obter um retorno da solução encontrada.
 
O uso do Internet Cidadão agiliza o processo dentro da prefeitura, criando um serviço pela internet e acelerando os processos já existentes, como atendimento no balcão e abertura de chamados, entre outros. A arquitetura do Internet Cidadão envolve três módulos:
 
O site, com páginas que oferecem suporte ao portal do Internet Cidadão, prefeitura, secretarias, entre outros;
 
O WebPublication, para criação e gerenciamento das páginas web e seu conteúdo;
 
O TTM (Trouble Ticket Manager – Gerenciador de Chamadas), que controla o fluxo dos chamados enviados à Prefeitura (Help Desk).
 
A aplicação é executada a partir de um servidor situado na prefeitura ou por meio de um Data Center que pode disponibilizar o Internet Cidadão de um servidor central a todas prefeituras que necessitarem. Realiza uma experiência real, envolvendo a comunidade por meio das prefeituras com o apoio do World-CLASS, visando a transformação do Paraná em Classe Mundial de Software. Foi financiado pelo Tecpar, apoiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná, e faz parte dos projetos aprovados pelo Paraná Classe Mundial.