A Visionnaire alocou pessoal técnico para desenvolvimento e documentação do Sistema Hospitalar

CLIENTE
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
 
ÁREA
Saúde
 
PROBLEMA
Necessidade de auxiliar na montagem de uma equipe de desenvolvimento de alto desempenho para atuação no sistema hospitalar, atuando no modelo de fábrica de software com desempenho medido por técnicas de Análise de Pontos de Função (AFP).
 
SOLUÇÃO
Atuação com grande êxito no desenvolvimento de sistemas hospitalares no formato de terceirização, com alocação em fábrica de software nas dependências da Visionnaire e equipe de profissionais de desenvolvimento de alto desempenho, formada em parceria entre o pessoal da Visionnaire e a da PUCPR.
 
RESULTADOS
Complementação da capacidade de desenvolvimento da equipe técnica da PUCPR, permitindo que o sistema hospitalar da instituição fosse desenvolvido e entregue de acordo com seu planejamento. Isso permitiu que a PUCPR respondesse às necessidades das áreas de negócio sem a necessidade de aumentar desnecessariamente sua equipe interna.
 
TECNOLOGIA
O ambiente no qual o sistema hospitalar estava inserido incluía as seguintes tecnologias: linguagem Java padrão JEE (Java Platform, Enterprise Edition, atualmente Jakarta EE), Pascal, Active Server Pages (ASP) e PHP: Hypertext Preprocessor; Swing e Hibernate; JBoss Server, JavaServer Faces (JSF), Enterprise JavaBeans (EJB) e RichFaces; Apache/Maven, Crystal Reports.
 
As seguintes metodologias foram aplicadas: análise orientada a objetos com padrão Unified Modeling Language (UML), diagramas de classe colaboração e sequência, e modelagem de dados entidade relacionamento.
 
Visionnaire - PUCPR
 
Problema detalhado:
O departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) precisava agregar capacidade de desenvolvimento para entrega do sistema hospitalar. Embora a equipe técnica da PUCPR fosse de alta produtividade e tivesse o perfil necessário para desenvolver o sistema, a capacidade de produção era insuficiente para atender os prazos definidos pela área de negócio, principalmente para as fases de desenvolvimento e testes.
 
Por essa razão, a PUCPR procurou uma solução de terceirização de desenvolvimento no regime de fábrica de software. A necessidade era a contratação de uma equipe de desenvolvimento que atuasse em total sinergia com a equipe da PUCPR, capaz de avaliar os esforços de desenvolvimento pela aplicação de técnicas de Análise de Pontos de Função (AFP).
 
Os sistemas desenvolvidos eram voltados para a administração dos hospitais do grupo Associação Paranaense de Cultura (APC), por exemplo, Hospital Universitário Cajuru, Santa Casa, Hospital Nossa Senhora da Luz, incluindo os planos Saúde Ideal e Aliança Saúde. Os projetos envolviam também a integração de sistemas usando padrão TISS regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
 
Solução detalhada
A equipe da PUCPR identificava funções ou subsistemas que eram repassados para a fábrica da Visionnaire. As duas equipes mensuravam o esforço de desenvolvimento em pontos de função, sendo o desenvolvimento alocado para o núcleo Visionnaire em regime de fábrica de software.