A Visionnaire reduziu o tempo para disponibilizar novas transações financeiras em uma rede nacional

CLIENTE
Empresa do Setor Financeiro
 
ÁREA
Finanças
 
PROBLEMA
Disponibilizar, de maneira ágil e com menor custo, novas transações financeiras eletrônicas para milhões de clientes de 43 bancos em uma rede de caixas automáticos por meio de um software seguro, escalonável, portável e de acordo com as especificidades do sistema brasileiro de processamento de transações (padrão ISO 8583/87).
 
SOLUÇÃO
A Visionnaire, em parceria com uma empresa do serviço financeiro, criou um framework para o desenvolvimento ágil de transações financeiras a partir de um novo paradigma: novas transações não são mais implementadas, mas sim configuradas.
 
RESULTADOS
Com a solução elaborada em conjunto com a Visionnaire, a empresa do setor financeiro conseguiu reduzir o tempo médio de desenvolvimento de novas transações em 75%. Tal agilidade foi fundamental para atingir seu objetivo: acelerar seu time-to-market e assim dar respostas mais rápidas às demandas do mercado.
 
TECNOLOGIA
Desenvolvido 100% em Java e baseado em configurações XML. Aderente aos conceitos SOA, característica OLTP (Online Transaction Processing), servidor de aplicação J2EE, banco de dados relacional. Compatível com os principais sistemas operacionais do mercado.
 
Visionnaire - Empresa Setor Financeiro
Imagem meramente ilustrativa
   
Problema detalhado:
A fim de desenvolver e consolidar sua rede de caixas eletrônicos integrada e de alcance nacional, uma empresa do setor financeiro tinha o objetivo de disponibilizar novas modalidades de transações financeiras eletrônicas para mais de 100 milhões de clientes de 43 bancos, fora das agências bancárias, com mais rapidez e menor custo. Para tal, era necessário contar com uma solução para acelerar seu time-to-market e dar respostas mais rápidas às necessidades do mercado.
 
A solução precisava de escalabilidade tanto horizontal quanto vertical, quer dizer, ser flexível para oferecer novos tipos de transações com o tempo. Necessitava, também, atender às especificidades do sistema brasileiro de processamento de transações no padrão ISO 8583/1987. Havia ainda outras exigências, como disponibilidade, portabilidade, desempenho e segurança.
 
Para o desenvolvimento da solução, era obrigatório ao menos dois anos de experiência com J2EE, conhecimento prático em EJB (Enterprise JavaBeans, sendo três tipos: Message Driven Bean, Session Bean e Entity Bean), além de conhecimento e experiência com a família WebSphere (WebSphere Studio Application Developer e WebSphere Message Queue) e sistema operacional UNIX.
 
Além desses requisitos obrigatórios, eram desejáveis conhecimentos em banco de dados Oracle, padrões de design e transações financeiras do padrão ISO 8583/1987, bem como participação em desenvolvimento de sistemas online.
 
Obs.: descrevemos o cliente como uma Empresa do Setor Financeiro pois, por motivos contratuais de sigilo, não é possível revelar o nome do cliente.
 
Solução detalhada
A Visionnaire, em estreita parceria com a empresa contratante, criou um framework para o desenvolvimento ágil de transações financeiras, flexível a vários padrões de mensagem e às especificidades do sistema brasileiro de processamento de transações.
 
O sistema foi desenvolvido usando a plataforma IBM WebSphere, apresentando todas as funcionalidades demandadas pelo cliente. A linguagem de programação foi Java, conforme padrão J2EE (atualmente Java EE, Java Platform, Enterprise Edition).
 
A solução desenvolvida permite a realização do roteamento das requisições vindas de qualquer ponto de captura ligado à rede da empresa contratante para o seu devido destino e, posteriormente, o direcionamento das respostas oriundas destas requisições para os terminais de origem, possibilitando a concretização das transações solicitadas.
 
A ferramenta atende com agilidade às demandas pelo desenvolvimento de novos pacotes de transações à medida que novas instituições deleguem os cuidados de parte ou toda a sua rede de autoatendimento à empresa contratante.  Esses novos pacotes de transações são encapsulados de maneira que exista independência entre os clientes e entre os pacotes de transações de cada cliente.
 
A solução tem foco na produtividade, uma vez que o reuso de componentes e transações e o desenvolvimento baseado em configurações XML (em vez de codificação) reduzem o tempo e o custo de desenvolvimento de transações em 75%. Ademais, novas transações não são mais implementadas, mas sim configuradas.
 
A solução da Visionnaire foi projetada para perdurar por anos no mercado por ser aberta a vários bancos, multicanais (ATM, POS, Mobile e outros), modular, distribuída, portável (100% Java) e aderente aos conceitos da Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).