Cerca de 100 pessoas foram capacitadas em desenvolvimento de sistemas com um programa da Visionnaire

Cliente
Bradesco 

Área
Finanças 

Problema Resumido
Com o sucesso do Programa de Capacitação iOS, em 2018, Visionnaire, Bradesco e PUCPR se uniram novamente em 2022 para capacitar e certificar ainda mais pessoas e em mais tecnologias modernas além do sistema da Apple. 

Solução Resumida
O Programa de Atração e Formação de Talentos capacitou e certificou cerca de 100 pessoas em desenvolvimento de sistemas com um curso que englobou cinco trilhas sobre as mais modernas tecnologias de desenvolvimento. 

Resultados
Em 2022, o Programa de Atração e Formação de Talentos foi remodelado para abranger mais tecnologias e teve números ainda mais impactantes do que sua primeira empreitada, que já havia sido um sucesso absoluto. Para a segunda edição, mais de 600 pessoas se inscreveram, sendo 102 aprovadas e distribuídas da seguinte maneira: 25 em Front-End, 30 em Back-End, 24 em DevOps, 10 em Android e 13 em iOS. 

Um total de 29 participantes foi contratado por Visionnaire e Bradesco para trabalhar em projetos específicos da instituição financeira. O programa tinha o objetivo de, após um período, os melhores serem internalizados pelo Bradesco. Logo, desses 29, boa parte foi internalizada, e muitos deles seguiram carreira na instituição. Tais números mostram a evolução do programa da primeira para a segunda edição. 

Tecnologias
O Programa de Capacitação iOS, de 2018 abordou todas as principais tecnologias usadas pela Apple, desde aspectos básicos até aspectos avançados. Já o Programa de Atração e Formação de Talentos foi composta por cinco trilhas: Front-End, Back-End, DevOps, Android Nativo e iOS Nativo. A trilha Front-End focou nos aspectos técnicos para programação do lado cliente (Client) de um sistema de software. A trilha Back-End, por sua vez, focou nos aspectos técnicos para programação do lado servidor (Server). Já a trilha DevOps teve como foco os aspectos técnicos de desenvolvimento e operações (Development and Operations). As trilhas Android Nativo e iOS Nativo focaram nos aspectos técnicos para programação de aplicativos móveis nativos para as plataformas da Google e da Apple, respectivamente. Ao todo, dependendo da trilha, a duração foi de seis a nove meses. 

As aulas foram voltadas para a prática, com a maioria delas sendo ministradas em laboratórios de informática da PUCPR. Foram abordados temas específicos para uma formação detalhada dos participantes, a saber alguns deles:

  • Produtos Financeiros
  • S.R.E. (Site Reliability Engineering)
  • Gestão por Indicadores
  • Lean and Agile
  • Performance
  • Computação Quântica e Segurança
  • Desenvolvimento Seguro
  • Agile, PMBok e Gestão
  • Processos e Procedimentos
  • Motivação e Aprendizado Contínuo. 

Visionnaire - Bradesco

Problema Detalhado
Nos últimos anos, tem havido uma demanda crescente por profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), especialmente desenvolvedores de software. A oferta de profissionais capacitados para suprir essa demanda tem se mostrado insuficiente por diferentes fatores, como o contínuo avanço tecnológico, que impulsionou a digitalização de empresas em vários setores, aumentando a necessidade de profissionais qualificados para desenvolver e manter sistemas e aplicativos; além da expansão do comércio eletrônico, das redes sociais e da Internet das Coisas, o que criou novas oportunidades e exigências na área de TI. 

A rápida evolução das tecnologias implica em atualização constante das habilidades necessárias, o que dificulta a formação de uma força de trabalho em ritmo equivalente. Além disso, a competição acirrada entre as empresas pelo talento técnico tem levado a uma escassez de profissionais experientes e qualificados. Em suma, a crescente demanda por profissionais de desenvolvimento de software e da área de TI nos últimos anos tem sido afetada pela rápida transformação tecnológica e pela dificuldade em acompanhar o ritmo das necessidades do mercado, resultando em uma escassez significativa de talentos. No caso de desenvolvimento para a plataforma iOS, tal escassez é ainda mais notável, uma vez que os equipamentos da empresa Apple são notadamente mais caros. 

Esse foi o cenário encontrado pela Scopus Desenvolvimento de Sistemas, parte do Grupo Bradesco, em 2018. As duas organizações, observando a carência de profissionais capacitados para desenvolvimento de aplicativos na plataforma iOS, precisavam contornar a situação, e a primeira edição do Programa de Atração e Formação de Talentos (à época chamada Programa de Capacitação iOS) foi um enorme sucesso. 

Quatro anos depois, fazia-se necessário uma nova edição da iniciativa a fim de mantê-lo atualizado, moderno e inovador. Após a Pandemia de 2020, os negócios digitais cresceram ainda mais em todo o mundo, e a Visionnaire e o Bradesco, em parceria com a PUCPR, vendo essa nova realidade de mercado, promoveram o Programa de Atração e Formação de Talentos, com os objetivos de atrair e formar profissionais qualificados em tecnologias modernas e oferecer a chance de empregabilidade aos participantes de destaque no programa participando de projetos no Bradesco e Visionnaire. A segunda edição da iniciativa foi ampliada, abordando mais tecnologias além do iOS. 

Solução Detalhada
O Programa de Atração e Formação de talentos teve inscrições abertas em junho de 2022, com a entrega dos certificados um ano depois. Os dois objetivos principais foram a capacitação em desenvolvimento de sistemas em diferentes tecnologias, não somente o iOS, que havia sido o foco da empreitada de quatro anos antes, e empregabilidade aos alunos de destaque do programa, que puderam participar de projetos na Visionnaire e no Bradesco. 

Realizado em Curitiba, capital do Paraná, o Programa de Atração e Formação de talentos foi gratuito para os participantes e aberto tanto para todos os alunos interessados da PUCPR quanto para alunos de qualquer outra universidade, além de não estudantes já empregados. 

Um processo de seleção conduzido pela PUCPR determinou os participantes do programa a partir de mais de 600 inscrições, priorizando a seleção dos candidatos que com disponibilidade em horário comercial, visto o objetivo de empregabilidade do programa. Tal processo foi composto, inicialmente, por uma prova, seguida por entrevistas. Durante a seleção inicial, a PUCPR sugeriu a melhor grade para o programa, considerando a disponibilidade da maioria dos candidatos. 

Como parte do bom relacionamento com todos envolvidos, Visionnaire, Bradesco e PUCPR promoveram encontros de acompanhamento dos alunos no qual representantes das instituições conversaram com os participantes sobre o progresso das aulas. Acreditamos que não basta limitar a iniciativa às salas de aula, mas sim que é importante ouvir os participantes e acompanhar o progresso deles, bem como compartilhar o progresso do curso de uma maneira geral. Também houve uma cerimônia para entrega dos certificados de conclusão curso, que foram disponibilizados digital e fisicamente. 

Apresentação
Apresentação do Caso de Sucesso

Panfleto
Panfleto do Caso de Sucesso