A Visionnaire cooperou com mão de obra especializada para desenvolver aplicativo web e móvel de compras parceladas

Cliente
BO1 AG 

Área
Finanças 

Problema Resumido
Cooperar na evolução de um aplicativo web e móvel de uma fintech alemã para compras parceladas que carecia de recursos avançados e estava defasado em muitos aspectos, além de não ter um design com a visão da empresa. 

Solução Resumida
A Visionnaire, com desenvolvedores atuando no Brasil, teve papel primordial na evolução do aplicativo web e móvel para o serviço que é o principal diferencial da BO1 (Bank of One) para o mercado alemão: a possibilidade de parcelar compras em empresas credenciadas. 

Resultados
O aplicativo web e móvel evoluído com participação fundamental da Visionnaire ofereceu uma experiência nova de compras para um público com poucas opções de compras parceladas, para não dizer nenhuma opção. 

Trata-se de uma solução completa: repleta de recursos específicos, integrada com serviços bancários, com design adequado às expectativas do cliente, praticidade para todos os envolvidos e segurança. 

Tecnologias
O aplicativo web e móvel da BO1 evoluído pela Visionnaire é do tipo cliente-servidor, ou seja, sua arquitetura é dividida em dois papéis ou componentes distintos: o cliente e o servidor. Esses papéis têm responsabilidades diferentes e interagem entre si para fornecer um serviço específico.

O lado cliente é voltado para o usuário e é executado no dispositivo do usuário, que pode ser um computador, smartphone ou tablet. Esse é o lado responsável por apresentar informações ao usuário e lidar com interações do usuário. Para a parte back-end, foi utilizada a tecnologia Java. 

Por sua vez, o lado servidor responde a solicitações feitas pelos clientes, fornece serviços, processa dados e gerencia recursos com base nas solicitações recebidas dos clientes. Para a parte front-end, foi utilizada a tecnologia React Native. 

Outras tecnologias utilizadas: TypeScript (linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft), Axios (cliente HTTP), OTP (gerador de senhas temporárias), Formik (biblioteca de formulários de código aberto para React e React Native), MOBX (MobX gerenciador do estado de aplicativos fora de estruturas de UI, Reanimated (para animações em JavaScript executadas nativamente por padrão), Yup (construtor de esquema para análise e validação de valor de tempo de execução), GitHub (plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos) e GitHub Actions (para automatização de fluxos de trabalho). 

A Visionnaire trabalhou com ambientes de produção, homologação, desenvolvimento e local. No ambiente de homologação, o aplicativo Paydentity Next era utilizado para testes da parte de QA (Quality Assurance, Garantia de Qualidade, em tradução livre). 

Para monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos, foi utilizado o Jira. Por sua vez, o Notion foi utilizado para Notion para notas, bases de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes.

Visionnaire - Caso de Sucesso - BO1

Problema Detalhado
A BO1 (Bank of One) é uma fintech alemã com o propósito de revolucionar o mercado de pagamentos e de avaliação de crédito no mercado alemão com o uso de Blockchain. Seu escritório central fica no coração financeiro da cidade de Frankfurt, além de uma filial de vendas em Stuttgart. A maioria dos seus mais de 30 empregados são das áreas de marketing, finanças e empreendedorismo. 

Fintech é a união da expressão Financial Technology (Tecnologia Financeira, em tradução livre), usada para designar empresas que oferecem novas soluções que substituem métodos financeiros tradicionais e popularizam operações antes restritas a poucas pessoas. Uma fintech geralmente tem quatro pilares: Inteligência Artificial, Blockchain, Computação em Nuvem e Big Data. 

A necessidade principal da BO1 AG era evoluir um serviço de compras parceladas, algo que não faz parte de uma rotina para o público alemão. O aplicativo web e móvel carecia de recursos avançados e estava defasado em muitos aspectos, além de não ter um design com a visão da empresa. 

A fim de promover um serviço novo, era necessário executar muitas melhorias no aplicativo web e móvel para que ele ficasse condizente com os conceitos de fintech e, de fato, proporcionasse um serviço inovador de maneira eficiente. 

Solução Detalhada
A Visionnaire, com desenvolvedores atuando no Brasil, teve papel primordial na evolução do aplicativo web e móvel para o serviço que é o principal diferencial da BO1 para o mercado alemão: a possibilidade de parcelar compras em empresas credenciadas. 

Pelo sistema da BO1 AG, o vendedor tem o seu marketplace com produtos cadastrados e disponíveis para venda por meio de Códigos QR (QR Codes). O comprador, por sua vez, escolhe os produtos e define o número de parcelas. O vendedor recebe o dinheiro, e a BO1 faz um empréstimo para o comprador, que controla as parcelas pelo aplicativo. 

O aplicativo web e móvel foi evoluído com funcionalidades específicas e recursos avançados, por exemplo, a validação de identidade feita por chamada de vídeo com uma pessoa de fato que comprova a identificação do comprador. O app web e móvel evoluído pela Visionnaire também pode acessar o histórico das transações dos últimos três meses dos usuários, com o objetivo de avaliação de crédito. 

Destaca-se, ainda, o método de assinatura digital para o contrato de empréstimo. O usuário recebe e assina o contrato, tudo pelo aplicativo, mas também incluindo a possibilidade de fazer o download no formato PDF. 

A equipe especializada montada pela Visionnaire também corrigiu problemas já existentes, oriundos de outro prestador de serviços. Por exemplo, falta de testes unitários, bibliotecas desatualizadas e outras tecnologias defasadas. Não somente isso, a Visionnaire atuou como uma consultoria, orientando o cliente sobre quais padrões seguir, quais bibliotecas usar etc. 

Ainda, a atuação da Visionnaire contemplou questões do design do aplicativo web e móvel, que foi evoluído para se enquadrar melhor na visão do cliente. Era de suma importância desenvolver e entregar um layout da maneira que o cliente imaginava. 

Segurança foi outro aspecto que teve atuação determinante dos desenvolvedores da Visionnaire. Testes unitários foram feitos para prevenir muitos pontos de risco para não permitir vulnerabilidades de código. 

Em termos de usabilidade, a Visionnaire foi responsável por tornar o aplicativo web e móvel mais amigável para usuários do sistema Android, da Google, uma vez que a ferramenta havia sido pensada originalmente apenas para usuários do sistema iOS, da Apple.

Mesmo com a equipe de desenvolvedores no Brasil, a comunicação com o time da BO1 AG na Alemanha não foi deficiente, muito pelo contrário. Foram conduzidas reuniões diárias para comunicação em tempo real, e foram utilizadas ferramentas para comunicação assíncrona, como o Slack. 

Apresentação
Apresentação do Caso de Sucesso 

Panfleto
Panfleto do Caso de Sucesso