Descubra qual é a melhor opção de solução web para o seu projeto e para a experiência do usuário
É cada vez mais difícil ver pessoas que não acessam a Internet pelo menos uma vez ao dia. A vida online vem se tornando muito ativa em todo o mundo, com pessoas utilizando computadores e principalmente smartphones para se comunicar, se entreter, pesquisar, comprar ou simplesmente passar o tempo navegando em sites ou redes sociais.
Esse é um ponto essencial no mundo dos negócios. Empresas de todos os portes vêm trabalhando e usufruindo da evolução tecnológica em suas estratégias de comunicação com o objetivo de estarem bem posicionadas perante seus potenciais clientes e sua concorrência na Internet. As chances do primeiro “contato” de um futuro grande cliente para as empresas que possuem um site ou um portal corporativo são enormes, e, se a sua estratégia não estiver bem integrada, com certeza existirão outras empresas para morder essa fatia de prospecções online.
Neste post vamos abordar a real importância para o desenvolvimento de organizações no mundo digital, seja com um site para divulgar o seu negócio, um portal corporativo mais robusto para informar e se comunicar mais ativamente com seus usuários, clientes e parceiros ou uma intranet corporativa com objetivo de acelerar processos e otimizar a comunicação direta de seu time de colaboradores. Lembrando que tudo isso que estamos comentando gira em torno do conteúdo que você produz para o seu público-alvo (persona), seja da presença online mais básica até a mais complexa, logo, é fundamental possuir informações de qualidade para educar seus prospects e seus funcionários da forma correta, de acordo com o seu verdadeiro objetivo empresarial.
Sites empresariais
Como todos já sabem, ter uma presença digital mínima é necessário para empresas de qualquer tamanho ou segmento. Trata-se de uma questão de sobrevivência daqui para frente no mundo dos negócios. Pense no caso de uma empresa ser muito boa naquilo que atua, prestando serviços da mais alta qualidade ou vendendo produtos fantásticos, com um atendimento impecável e tudo de melhor que possa imaginar. Mas, quando seu potencial cliente te procura online para solucionar alguma necessidade, ele não encontra ao menos um site do seu negócio.
Ter um site é o primeiro passo e a forma mais simples de ser encontrado na Internet. Claro, outros fatores também influenciam para isso acontecer, mas um site funciona basicamente como uma fachada para o seu negócio, mesmo que você não venda online. É necessário cuidar bem e mantê-lo sempre em ordem para que os clientes possam entrar e conhecer o que você oferece de melhor, além dos seus principais diferenciais, como citamos no exemplo acima. Se você possui um site, mas não o mantém atualizado com certa frequência, comece a pensar melhor a respeito e tenha em mente que o caminho deve ser constantemente trilhado e cuidadosamente atualizado para seu público-alvo.
Portais corporativos
Nesta etapa vamos abordar um pouco mais sobre os portais corporativos, conhecidos também como sites corporativos. Grosso modo, trata-se basicamente de um site mais robusto que o tradicional, voltado para estratégias de comunicação organizacional e com grande quantidade de conteúdo relevante para potenciais clientes do mercado (B2B), fornecedores e pessoas que a empresa deseja impactar dependendo do seu negócio (B2C). Esse modelo pode partir de uma estrutura mais básica até uma mais avançada, tendo a possibilidade de configurar integrações com sistemas legados e ferramentas de colaboração.
Outro ponto positivo para potencializar e otimizar a comunicação de seu portal é a utilização de um sistema de gerenciador de conteúdo. Com essa ferramenta, é possível melhorar a gestão e o desenvolvimento interno de sua plataforma com facilidade e de forma ágil, em muitos casos sem a necessidade de conhecimentos técnicos para trabalhar em suas atualizações de conteúdo. Muitas pessoas confundem quando o assunto é Portal Corporativo x Intranet Corporativa, então vamos falar sobre isso mais à frente.
Intranet corporativa
Podemos considerar o modelo intranet corporativa como um ambiente online interno de uma organização que unifica o acesso e é utilizada para a comunicação, informação e produtividade. Trata-se de uma ferramenta baseada na web, um sistema privado (fechado), apenas para o acesso de colaboradores. Tem como objetivo facilitar o acesso de funcionários no compartilhamento de informações, tornando-se assim um eficiente canal de comunicação interna para a empresa.
Destacamos aqui quatro pontos positivos de implantar uma intranet corporativa em seu negócio:
• Integrar áreas de uma empresa;
• Resolver problemas de comunicação
corporativa;
• Facilitar acesso a informações, mantendo-as centralizadas;
•
Hierarquia/Diferentes níveis de acesso.
Plataformas responsivas
O crescimento da utilização de dispositivos móveis com acesso à Internet também é bastante impactante quando nos referirmos a site, portal corporativo e intranet corporativa. E esse é um ponto que não podemos deixar de comentar, pois também vem se tornando essencial.
Desenvolver de uma forma responsiva (com design responsivo) é o ponto chave para oferecer ao seu usuário uma experiência de navegação com qualidade, adaptando-se à tela que estiver usando, independentemente de seu tamanho ou formato. Todas as páginas e seus conteúdos são flexíveis em todas as resoluções de tela, podendo assim visualizar e navegar em um desktop, smartphone, notebook ou tablet, rompendo os limites de acesso e facilitando a navegação aos usuários.
Conclusão
Para finalizar, voltamos ao assunto que tínhamos comentado sobre a confusão entre portal corporativo e intranet corporativa. Devemos lembrar que ambos possuem a mesma função, a de se comunicarem. A diferença é que o portal corporativo está voltado mais para a comunicação comercial do negócio, onde o trabalho realizado é com foco em seu público-alvo, seja ele B2B, B2C e/ou outros. Já a intranet corporativa, como o próprio nome diz, centraliza informações internas e confidenciais de uma empresa e é voltada exclusivamente para colaboradores com acessos restritos.
Independente da ferramenta ou meio que escolher para posicionar sua empresa no mundo web, conte com a parceria, expertise, profissionalismo e experiência da Visionnaire para conectar-se aos seus clientes, parceiros e colaboradores com agilidade e eficiência. Confira esses serviços, além de outros que podem ajudar a acelerar o seu negócio.