O crescimento dos dispositivos móveis aliado à necessidade de mobilidade das pessoas, tem exigido uma mudança de postura por parte das empresas investir em um site responsivo pode ser a solução.

Como não é possível garantir que o cliente esteja em frente a um desktop no momento em que ele mais precisa de você, a solução é investir em um site responsivo, privilegiando o acesso por meio de uma plataforma mobile, ou seja, um site que se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela, permitindo que o seu cliente entre em contato com a sua empresa de onde quer que ele esteja.

E por que você deve ter um site responsivo? Descubra agora mesmo!

A usabilidade e a satisfação do cliente

É fato que praticamente todos os sites podem ser acessados via dispositivos móveis, mas quantos deles realmente são funcionais em uma plataforma mobile? A usabilidade ou facilidade com que o seu cliente acessa menus, textos e imagens no seu site é imprescindível para que você o mantenha satisfeito com a sua empresa. Primar pela qualidade da interação que os seus clientes têm com este canal de comunicação tão importante reflete a preocupação da sua empresa em prestar um bom atendimento, elevando sua estima frente ao mercado.

Redução de custos de manutenção

Manter um site para cada tipo de dispositivo com acesso à internet se tornou inviável, tendo-se em vista que hoje temos smartphones de todos os tamanhos, assim como tablets, notebooks, iPads, entre outros. Sendo assim, o site responsivo é a melhor maneira de manter o seu site atualizado sem grandes investimentos, pois a manutenção é feita em uma única plataforma, que se adequa aos dispositivos de acordo com a necessidade.

A experiência do usuário é cada vez mais importante

Termos como UX (User Experience) são cada vez mais recorrentes no universo mobile, justamente porque o que as pessoas buscam são experiências únicas, exclusivas e facilitadas pela tecnologia. Em uma plataforma mobile como um smartphone, não temos a mesma destreza e espaço para interação que em um notebook, o que requer adaptações inteligentes para que o usuário possa acessar o seu site com uma única mão, por exemplo.

Essa tendência é tão verdadeira que o Google, desde abril de 2015, privilegia os sites responsivo em seus resultados de busca, já que um dos grandes objetivos da empresa é promover experiências cada vez mais ricas para os seus usuários.

As penalidades de quem ainda não tem um site responsivo

Além de perder um bom posicionamento no Google, a empresa que ainda não investe em mobilidade para o seu site tem outras barreiras a enfrentar, como a redução do número de visitas. Conforme o número de smartphones, eles se tornam a primeira tela de interação dos usuários, deixando de lado os desktops e notebooks como ferramentas de acesso à internet. A insatisfação gerada nos consumidores hiperconectados por um site que não está preparado para a plataforma mobile também é um fator a ser considerado, já que você pode perder clientes por não estar atento às tendências tecnológicas que facilitam a vida do seu público.

Com um design responsivo você amplia o alcance da sua marca, ultrapassa as barreiras geográficas e tecnológicas e coloca sua empresa frente a frente com seus clientes, sem entraves. Se você ainda não tem um site preparado para uma plataforma mobile, chegou a hora de investir nessa solução!

Saiba mais aqui sobre o nosso Sistema de Gestão de Conteúdo, que cria e gerencia sites e portais responsivos de maneira rápida e profissional, o WebPublication©.

 

Fonte: www.administradores.com.br