A criação e o desenvolvimento de um site de uma empresa em 2020 é um grande projeto!

Todos pensávamos no passado que "no futuro", criar um site para uma empresa seria bem fácil, com um click do mouse e, boom, tudo pronto.

Mal sabíamos nós que, na verdade, poderia ficar mais complicado.

Esse ano resolvemos atualizar o site da Visionnaire, melhorando a comunicação, ampliando as ofertas e, em geral, buscando deixar mais de acordo com nossos planejamentos estratégicos. Mesmo sendo uma atualização do site (ou seja, não era o desenvolvimento de um website completamente novo) levou bem mais tempo e consumiu muito mais trabalho, do que o primeiramente imaginado.

 

Site é Estratégia

Pra começar, não tem como escrever ou atualizar um site de uma empresa, sem primeiramente falar da estratégia da empresa. 

Nós já sabíamos disso, pois trabalhamos com vários clientes que nos pedem para fazer sistemas que estejam integrado com seus sites, mas sempre que nos deparamos com o trabalho em si, nos surpreendemos.

Na verdade esse ano me surpreendi bastante, pois entre as metas do novo site, além de melhorar em geral, estava a integração completa e otimização para mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization) e a organização para melhor posicionamento para as plataformas de anúncios (como Google Ads). O que fez com que o trabalho de posicionamento estratégico estivesse alinhado com a nova forma de se fazer marketing (a forma digital).

Um site de uma empresa começa na estratégia. Não tem como achar que com um click do mouse o site vai ficar pronto. É claro que sabemos que existem inúmeras ferramentas que prometem isso atualmente no mercado, mas não é sobre a parte técnica que estou falando, mas sim da parte do que vai no site, do conteúdo em si, e não adianta fazer conteúdo vago, tem que escrever com qualidade, e para isso, tem que se saber a estratégia da empresa.

A estratégia da Visionnaire está bem definida, somos uma fábrica de software brasileira que trabalha com tecnologias modernas, mas sem perder a essência da experiência de mais de 23 anos no mercado. “Estamos além do nosso tempo”, e isso está refletido no nosso nome, somos “Visionnários”.

Também dentro da nossa estratégia está a velocidade, com uso de técnicas e ferramentas ágeis, desenvolvemos software rapidamente, que vêm de encontro com as necessidades de rapidez de nossos clientes. 

O software hoje não é mais exclusividade apenas de grandes empresas com muito dinheiro, o software e a tecnologia são os próprios diferenciais estratégicos de muitas empresas, de todos os tamanhos, e de sistemas de todas complexidades, por isso sempre buscamos estar à frente. As empresas que investem mais em tecnologia são empresas de alto desempenho, e se destacam mais em suas áreas de atuação. [2]

Estamos na era do Ágil, na era do DevOps (Development and Operations), na era dos Pipelines, nuvem, Integração Contínua e Entrega Contínua. O processo de desenvolvimento e implantação de software mudou muito nos últimos anos, e a Visionnaire está na frente da onda. [3]

   

Site é SEO

Além de estratégia, site é SEO (Search Engine Optimization).

Não tem como uma empresa ter uma presença na Internet em 2020 sem otimizar essa presença para os sistemas de busca. Não tem como uma empresa ter um sistema que roda na Internet e nos celulares, sem otimizar também. A forma antiga de apenas ter uma "página HTML estática" na Web morreu, e quem faz isso não é encontrado.

Além de SEO, o site tem que ter uma estruturação para ser facilmente integrado com os sistemas de anúncios pagos (como o Google Ads, antes chamado AdWords). Existem muitas técnicas e macetes, tanto para SEO quanto para Ads, e a Visionnaire está na frente da onda também nesse assunto. Um site melhor preparado para tudo isso tem mais alcance, com menos custos.

  

Site é Mobilidade, e Muito Mais

Não foi hoje que o mundo móvel passou o mundo Web em acessos, isso já aconteceu há anos, e um site moderno tem que estar otimizado para o mundo móvel.

Pensou que seria mais fácil desenvolver site em 2020 é? Pois então, hoje os sites têm que ser responsivos, têm que funcionar para dezenas (olha que um dia chegaremos a centenas) de navegadores, tem que suportar AMP (Accelerated Mobile Pages), tem que ter ter design moderno, imagens, vídeos, mas ao mesmo tempo tem que ser muito rápido, não pode ter muitas imagens e vídeos (vá entender...).

Tem que ter uma forma de seus clientes interagirem, em tempo real, com você, tem que ter vários scripts e meios de saber quais páginas são mais vistas, o que o cliente mais se interessou, como chegou até você, como vai continuar conversando com você, e tudo isso, é claro, de forma rápida.

Tem que estar disponível em vários idiomas, tem que estar em servidores na nuvem com replicações e caches espalhados pelo mundo, tem que conter alarmes de monitoramento, banco de dados, backup, tem que estar em algum container ou Docker para rápida implantação e manutenção, tem que ter segurança, HTTPS e certificados (só essa parte já merecia uma postagem única, pois pode ser bem complexo).

E você ainda tem que fazer tudo isso com um sistema por trás, um CMS (Content Management System) por que se você for fazer sem uma ferramenta, duplique ou triplique o tempo e a quantidade de trabalho necessários. [4]

Ainda pensa que um site é "apenas" uma "página HTML" dos anos 80?

   

A Informática Soluciona, mas Também Traz Complexidades

Se você pensar bem, fazer um site moderno para uma empresa, em 2020, pode não ser tão simples assim.

A informática claramente soluciona muitos problemas, mas às vezes traz muitas complexidades que antes não existiam. Que saudades da minha época de faculdade de ciência da computação onde você fazia "tudo" apenas em um PC.

Hoje temos a Internet, a Web, as TVs, os tablets, os carros, os painéis, os vídeos, os áudios, os podcasts, os celulares (só em celulares deve ter uns mil modelos diferentes), por aí você já deve sentir que não é simples desenvolver sites e sistemas em pleno 2020!

Ai que saudades do meu "PCzinho" de 1986… :-)

  

Sergio Mainetti Jr. é Diretor e Co-fundador da Visionnaire.

  

Notas

[1] Eu sei que ainda não estamos em 2020, mas já estamos caminhando para o final de 2019, e seguindo um dos objetivos do nosso novo site, queremos estar mais alinhados com SEO (Search Engine Optimization), portanto, nesse momento, 2020 converte bem mais que 2019 :-).

[2] Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations. Nicole Forsgren, Jez Humble and Gene Kim.

https://www.amazon.com/Accelerate-Software-Performing-Technology-Organizations/dp/1942788339

[3] Como eu sempre digo, é muito melhor estar no "lado de cá" da onda, na frente da onda, ao invés de estar atrás da onda, assim é "muito mais fácil" surfar. :-)

[4] Que bom que a Visionnaire tem uma ferramenta de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System) própria, o Visionnaire WebPublication, o que otimizou em muito o nosso trabalho. Senão fosse pela ferramenta, nosso trabalho e tempo nesse projeto seriam muito maiores.

https://www.visionnaire.com.br/sites-e-portais-corporativos/