Este Caso de Sucesso da Visionnaire mostra que não basta apenas ter as ferramentas, é necessário saber fazer uso delas

Visionnaire - Gazeta do Povo
 

Um carro sem pneus ainda é um carro e pode até andar, mas as consequências são péssimas para todos os envolvidos. As rodas se destruirão, o asfalto ficará marcado, e o carro muito provavelmente não vai chegar ao seu destino. Tudo como consequência do uso equivocado de uma ferramenta tão eficiente quando preparada e usada corretamente.

Nós, da Visionnaire, já nos deparamos com projetos que podem ser comparados a essa situação: as ferramentas existem e estão à disposição, porém não estão sendo utilizadas da maneira ideal, e os resultados são negativos.

É o caso de um projeto de consultoria que executamos para a Gazeta do Povo, um dos maiores jornais do Brasil. O portal da Gazeta do Povo contava com as ferramentas Gerenciador de Tags do Google (Google Tag Manager ou GTM, em inglês) e Google Analytics, porém, elas não estavam configuradas de maneira adequada. Consequentemente, não estavam cumprindo seus papeis para os objetivos de coleta e análise de dados por parte da equipe técnica da Gazeta do Povo.

A fim de resolver a questão, nós da Visionnaire propomos e executamos uma solução de consultoria que englobou várias atividades no intuito de capacitar a equipe da Gazeta do Povo e melhorar seus trabalhos de Marketing Digital.

Tudo começou com um diagnóstico da situação dos sites da Gazeta do Povo por meio de uma análise das configurações do Google Analytics e do Gerenciador de Tags do Google. Em seguida, tais ferramentas foram reconfiguradas, e a equipe do jornal foi capacitada para seguir usando as configurações corretas.

Foi isso que permitiu à Gazeta do Povo avaliar com eficiência dados como total de visitas, fontes de tráfego e dispositivo de acesso, resolvendo os problemas causados pelo mau uso prévio das ferramentas. A nova configuração também permitiu avaliar o comportamento das visitas nos sites e o engajamento com o conteúdo das páginas, além da obtenção de outros dados, como planos selecionados e assinaturas concretizadas.

Na etapa seguinte, foi executado um programa de treinamento para os profissionais de Tecnologia e Marketing da Gazeta do Povo, com o objetivo de capacitá-los a operar o Gerenciador de Tags do Google de maneira mais eficiente.

Esse caso é um ótimo exemplo de que, muitas vezes, a solução não é trocar uma ferramenta ou criar uma nova. Basta saber diagnosticar o que há de errado e fazer o melhor uso dela. E, claro, deixar um aprendizado para todos os envolvidos.

Saiba mais sobre esse Caso de Sucesso no link:

https://www.visionnaire.com.br/Gazeta-do-Povo--Consultoria-de-Marketing-Digital