Um pouco mais sobre a história do Ruby on Rails

A linguagem de programação Ruby vem ganhando força no mercado da tecnologia da informação, e já é classificada como uma das 10 melhores do mundo para trabalhar com desenvolvimento. Trata-se basicamente de uma poderosa linguagem de script orientada a objetos, em sua primeira versão lançada no ano de 1995 no Japão.

Seu criador, o japonês Yukihiro Matsumoto queria desenvolver algo que fosse similar ao que já existia no mercado, com o seu diferencial focado em processos mais fáceis, ágeis e com códigos mais limpos. Sua inspiração veio das mais conhecidas e utilizadas como Python, Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp.

Dez anos após ser concebida, Ruby teve uma grande evolução com a criação do framework on Rails, conhecido também como Rails ou RoR, desenvolvido por David Heinemeier Hansson com a promessa de aumentar a velocidade e a facilidade no desenvolvimento de sites e portais corporativos orientados a banco de dados (database-driven web sites).

Resumimos toda a trajetória e a rápida evolução do Ruby e seu framework on Rails em uma linha do tempo desenvolvida em um infográfico: