Lembro das minhas primeiras aulas na faculdade, as perguntas que sempre estavam nas conversas na sala eram...

Qual linguagem de programação devo aprender em 2019?

Lembro das minhas primeiras aulas na faculdade, as perguntas que sempre estavam nas conversas na sala eram. "Qual a melhor linguagem de programação?" ou "Qual a que vai estar na 'moda' quando nos formarmos?".

À medida que começa 2019, é um bom momento para refletir sobre nossas principais prioridades de aprendizado esse ano. Antes de começar a falar sobre linguagens de programação, deixe-me esclarecer:

Não estou argumentando que uma linguagem é melhor que qualquer outra e eu acredito que os desenvolvedores devem eventualmente aprender mais de uma linguagem e devem sempre estar atualizados nas novas tecnologias ditas como "da moda".

1. Python

Python tem sido uma linguagem de programação em alta no mercado e não mostra sinais de desaparecer. Podemos ver seu uso em aplicativos da Web, aplicativos de desktop, servidores de rede, aprendizado de máquina, ferramentas de mídia e muito mais.

Você pode achar o Python útil para serviços de back-end e APIs, se você trabalhar em segurança ou em Engenharia de confiabilidade do site. O framework de desenvolvimento web baseado em Python, como Django, Pyramid e Turbo Gear, encontra mais e mais popularidade.

No final, é uma boa escolha para desenvolvedores iniciantes aprender Python, pois é de alto nível e fácil de ler e compreender. Veja as estatísticas do Python de acordo com o site PYPL.

Rank do site PYPL com as linguagens
                  de programacao mais utilizadas em fevereiro de 2019

2. JavaScript

JavaScript é o idioma mais popular de acordo com o Stack OverFlow. Mais da metade de todos os desenvolvedores usam JavaScript. É vital para o desenvolvimento de front-end e cada vez mais relevante para o desenvolvimento de back-end. E está se expandindo rapidamente em áreas como o desenvolvimento de jogos e a Internet das coisas (IOT). Estatísticas JavaScript de acordo com a pesquisa Stack OverFlow para 2018.

Stack OverFlow JavaScript com 71,5%
                  dos usuários

O JavaScript permite que você construa sites interativos, e é uma tecnologia de ferramenta web essencial, juntamente com HTML e CSS, e porque a maioria dos navegadores de alguma forma implementa o JavaScript. É crucial para entrar no desenvolvimento da Web e aprender essa linguagem, mas geralmente é mais fácil escolher e fazer algo tangível, em parte por causa de toda a interface do usuário acessível.

3. Rust

Se você nunca ouviu o Rust antes, é uma nova linguagem de programação no nível do sistema que está mudando a maneira como pensamos sobre programação. A Rust ficou em primeiro lugar na pesquisa do Stack OverFlow Developer, em 2018, para a linguagem mais amada e desejada pelos desenvolvedores.

Stack OverFlow - Linguagem RUST em
                  primeiro lugar das mais amadas em 2018

A linguagem Rust foi originalmente desenvolvida pela Fundação Mozilla e funciona como uma linguagem de baixo nível, adequada para código crítico de desempenho. Rust é criado com o objetivo de evitar os ponteiros pendentes, estouro de buffer ou qualquer outro tipo de erros de memória.

Para um iniciante, Rust pode ser um pouco difícil de entender, já que insiste em várias regras para garantir a segurança da memória. No entanto, desenvolvedores experientes adoram, e é bem possível que nos próximos anos a Rust esteja em alta demanda.

Imagem da linguagem de programação
                  RUST

4. GO

Go é uma linguagem mínima como o Python. Uma vez que é desenvolvido pelo Google, que também são amantes do Python, eles criaram uma linguagem que é simples de escrever como Python, mas mais eficiente como o C++. Go fornece melhores recursos para escrever programas concorrentes. Na época em que os aplicativos multi-core estão sendo gravados, o Go atende a necessidade muito bem e também há suporte embutido de concorrência nele.

Combinando os melhores aspectos da programação funcional e orientada a objetos, bem como apresentando um conjunto valioso de ferramentas de desenvolvimento embutidas. Alguns bons e famosos projetos estão usando, por exemplo, o kubernetes e o Ethereum Cryptozoic Project são baseados no Go.

Linguagem de progrmação GO

5. Swift

Se você quiser entrar no desenvolvimento móvel IOS, você definitivamente deve considerar o Swift como uma carreira bem paga. O Swift é uma linguagem de programação relativamente nova, lançada em 2014. São as novas opções de idioma da Apple para programar aplicativos IOS e Mac-OS nativos. Descobriu-se que os aplicativos nativos superam os aplicativos híbridos e o Sprite-Kit facilita ainda mais a criação de jogos 2D. Considera-se uma melhoria em termos de usabilidade e desempenho em comparação com o Objective-C.

Swift é uma linguagem tipada estatisticamente significa que o XCode verifica o seu erro para você, assim seus erros são mais fáceis de rastrear e, além disso, ele opera mais rápido. A propósito, o XCode é o editor da linguagem Swift.

Linguagem de Programação SWIFT, apresenta o logo e a tipografia

Independente da linguagem escolhida, o importante é sempre se manter atualizado, a Visionnaire está sempre em busca de novas tecnologias, trabalhando com as linguagens mais atuais do mercado e metodologias ágeis, fornecendo produtos como desenvolvimento de softwares, aplicativos, sites, portais corporativos, consultoria e alocação em todo território nacional.

Isenção de responsabilidade: As informações fornecidas neste artigo são minha opinião pessoal e também fruto de pesquisas realizados no nosso Google e amado Stack OverFlow.