Representantes da Mozilla, explicaram por que o navegador está bloqueando o Google Analytics por padrão.

O Google Analytics está sendo bloqueado pelo Firefox?

Representantes da Mozilla, controladora do Firefox, explicaram por que o navegador está bloqueando o Google Analytics por padrão. Uma versão atualizada do navegador Firefox foi lançada recentemente, bloqueando todos os rastreadores, incluindo o Google Analytics.

Isso significa que os dados de tráfego podem ser afetados quando os visitantes estão usando a versão mais recente do Firefox?

A Mozilla afirma que está fazendo essa alteração para manter os dados dos usuários privados. Em uma troca no Twitter entre Joe Youngblood e vários funcionários da Mozilla, a empresa ofereceu uma explicação adicional para bloquear o Google Analytics.

Um dos funcionários da Mozilla mencionou que ele pessoalmente não gosta do Google Analytics, e se esse sentimento for compartilhado dentro da empresa, seus sentimentos pessoais sobre o Google Analytics podem estar por trás de sua decisão de bloqueá-lo?

Seja qual for o caso, uma coisa que não pode ser contestada é a importância dos dados do Google Analytics para empresas e proprietários de sites, pois o Google Analytics oferece uma riqueza de dados, e empresas ficarão em uma situação ruim, se não conseguirem acesso a esses dados. O tráfego de usuários em outros navegadores será rastreado como de costume, embora isso crie um declive escorregadio.

Agora que o Firefox bloqueou todos os rastreadores por padrão, quem mais seguirá sua liderança?

ATUALIZAÇÃO: De acordo com um desenvolvedor do Firefox, a maioria dos dados do Google Analytics não será afetada, o que é uma ótima notícia para SEOs e proprietários de sites.

"A funcionalidade de análise do GA (usada para preparar relatórios para um proprietário de site) é um cookie primário. Assim, os usuários ainda contarão para as estatísticas do GA de um site, como os usuários do Apple ITP."

  

Fontes:

tecnoblog : https://tecnoblog.net/252569/mozilla-firefox-63-bloqueador-conteudo/

Mozilla: https://www.mozilla.org/en-US/firefox/63.0/releasenotes/

Sempre UPdate: https://sempreupdate.com.br/lancado-a-versao-63-do-mozilla-firefox/