Empresas de Alto Desempenho baseadas em tecnologia.

 

Estamos acostumados na nossa área de tecnologia a termos novidades o tempo todo. Desde novas plataformas de desenvolvimento de software até novos dispositivos que irão revolucionar a interação do ser humano com a tecnologia. Mas o que temos mais observado ultimamente é que essas mudanças que aparecem o tempo todo têm acelerado!

No mundo de desenvolvimento de software, desde o surgimento dos conceitos de agilidade (Lean Startup) introduzidos em 2011 por Eric Ries, a forma de se desenvolver software mudou. Sabemos que o livro não era voltado para desenvolvimento de software (era voltado para as Startups e o "movimento" lean) e sabemos também que o conceito lean não vem daí (é um conceito mais do que secular [2] e [3]), mas devido ao histórico de programador do Eric Ries, ele foi muito influente no mundo de software também.

As "Equipes Ágeis" e a forma ágil e enxuta de se pensar revolucionou o mundo, iniciando pelas Startups que desenham, desenvolvem, lançam e validam seus produtos a uma velocidade incomparável, e indo até às grandes corporações, que por definição não são ágeis mas que estão trabalhando para ser, não há mais como se desenvolver software da maneira antiga.


A Visionnaire e a Entrada do "DevOps"

Na Visionnaire sempre estivemos ligados no que tem de mais moderno em tecnologia (ser visionário está no nosso nome [4]), e nos últimos anos mudamos nosso formato de desenvolver e entregar software, usando ferramentas voltadas para processos ágeis e suportando tudo na nuvem, mas recentemente nos entregamos à revolução "DevOps".

Para os que não conhecem, o termo DevOps é a unificação de Development com Operations (em português, desenvolvimento e operações). Teve sua origem em 2008 [5] e desde então vem sendo usado em vários contextos. Para quem é da área de tecnologia, e mais especificamente de desenvolvimento de software como nós, sempre fomos acostumados a pensar que as equipes de desenvolvimento de software e as equipes de operações de sistemas (aqui se incluem as equipes de infraestrutura, suporte, manutenção e sustentação de sistemas) eram equipes separadas. Até mesmo, antes, ao nos referirmos às duas equipes, sempre usávamos "versus" (como em desenvolvimento versus operações) ao invés de "and". No passado uma equipe trabalhava com um foco, e até mesmo não gostava do trabalho da outra equipe, e vice-versa, e isso foi até motivo de piadinha em uma das palestras originais sobre o assunto DevOps, apresentado pelos engenheiros do Flickr em 2009 [6]. Mas isso mudou!

Hoje o desenvolvimento de software e a entrega e operação deste software estão altamente integrados. Nos tempos atuais de velocidade e agilidade não há mais espaço para processos de desenvolvimento de software demorados e que criam pontos de burocracia fazendo com que a entrega demore. Iteração e interação com os usuários dos sistemas é mandatório, aprender com os erros, corrigindo rapidamente, é uma regra.


Software Impacta nos Resultados da Empresa

Nicole Forsgren, Jez Humble e Gene Kim em seu recente livro Accelerate [7] defendem que a habilidade das empresas em desenvolver software afeta positivamente na lucratividade, produtividade e fatia de mercado. Que o desenvolvimento de software pode ser medido entregue de uma maneira significativa estatisticamente, fazendo com que as empresas que adotam melhores práticas em software, obtenham melhores resultados em seus mercados (são as chamadas Empresas de Alto Desempenho).

Os autores focaram sua pesquisa em cinco áreas principais onde o desenvolvimento de software profissional deve ser medido e otimizado, que são: Entrega Contínua (Continuous Delivery), Arquitetura de Software (Software Architecture), Processo voltado para Produto (Product Process), Gestão e Monitoramento Enxutos (Lean Management and Monitoring) e Cultura (Culture).

E não é novidade mais que no futuro todas as empresas serão empresas de software [8], portanto a capacidade das organizações em desenvolver e entregar software para seus clientes fará toda a diferença em seus mercados!

Tocar os negócios de uma empresa no dia-a-dia como sempre foi, não é mais suficiente para se permanecer competitivo no mercado, empresas de todos os setores estão se modernizando e realizando melhores entregas para seus clientes. E a sua empresa está preparada para essa transformação?


O Coração da Aceleração é Software

A Visionnaire é uma empresa de software que atua com tecnologias inovadoras há mais de 22 anos! Nascemos como uma fábrica de software no Brasil, e continuamos como uma fábrica de software (baseada no Brasil, atendendo ao mundo todo mas com uma cultura de Vale do Silício). O que mudou nesses 22 anos foram as tecnologias, mas o coração da empresa permanece o mesmo, entregar software, de qualidade e inovador, para nossos clientes.

Se você está pensando em transformar seu negócio entrando no mundo digital moderno, fale com a Visionnaire, estamos preparados para Acelerar seu Negócio e auxiliá-lo na Transformação Digital da sociedade.

Sergio Mainetti Jr. é Diretor e Co-fundador da Visionnaire.


Notas

[1] The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. Eric Ries.

[2] A Brief History of (Just-In-) Time

[3] The Origins and Evolution of Lean Management System

[4] Visionnaire - Visão, Missão e Valores

[5] DevOps - Wikipedia

[6] Velocity 09 - 10+ Deploys Per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr

[7] Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations. Nicole Forsgren, Jez Humble and Gene Kim.

[8] No futuro toda Empresa será uma Empresa de Software