Home / Casos de Sucesso Embratel

WebGUI

Com o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada em ambiente web, a Visionnaire permitiu que a Embratel disponibilizasse aos funcionários, em campo e na empresa, acesso de baixo custo ao software Capacity Integrator.

CLIENTE
Embratel.

ÁREA
Telecomunicações.

PROBLEMA
Disseminar o acesso ao software Capacity Integrator através da multiplexação da conexão via web.

SOLUÇÃO
A Visionnaire, utilizando CORBA, desenvolveu uma interface gráfica baseada em ambiente web, o WebGUI, que fornece acesso a diversos usuários simultaneamane através da multiplexação de várias conexões lógicas em uma física.

RESULTADOS
Além da redução do custo de adquirir licenças adicionais para que todos os usuários tivessem acesso à interface gráfica do CI, a Embratel também se beneficiou com a conveniência do acesso ao software via Internet. Com isso, funcionários passaram a realizar configurações de equipamentos em campo.

TECNOLOGIA
Java, JSP, HTML, JavaScript, UML, CORBA, VISP.


Problema detalhado: A Embratel, adquirindo o software Capacity Integrator (CI) – ferramenta de projeto, inventário e planejamento de redes de transporte, desenvolvido pela Open Telecommunication – necessitava da sua disseminação via Web.


Solução detalhada: O WebGUI é uma interface gráfica de usuário baseada na Web para acesso ao software Capacity Integrator (CI), viabilizado pela utilização do CORBA. A interface gráfica de usuário (GUI) em formato de aplicação Web (HTML), é servida por um webserver e acessível através de um browser Web. O WebGui acessa o conteúdo das bases de dados do CI utilizando-se uma interface CORBA disponibilizada pelo fabricante do software (Open Telecommunication). Todas as páginas Web possuem conteúdo totalmente dinâmico, ou seja, todas as informações contidas nas páginas são retiradas e atualizadas de acordo com a base de dados do CI.


Um princípio importante adotado neste projeto foi o de seguir o modelo básico da interface Windows do CI e, assim, evitar que os usuários precisem aprender duas interfaces completamente diferentes para um mesmo programa. Algumas características da interface Windows foram mantidas, outras melhoradas e outras adicionadas. O acesso de diversos usuários simultaneamente ao CI acontece por causa da multiplexação de várias conexões lógicas em uma física. O fator de multiplexação pode ser configurado pelo administrador do WebGUI. Com o WebGUI é possível realizar inúmeros tipos de buscas de objetos no CI, bem como realizar diversas associações entre objetos pesquisados.


Assuntos relacionados a:
case   webgui   embratel