Home / Casos de Sucesso Copel

SCCT - Sistema de Configuração de Canais de Telecomunicação

Sistema multi-vendor para cadastramento, manutenção e consulta de configurações de canais de telecomunicações em um repositório integrado.

CLIENTE
Copel Telecomunicações.

ÁREA
Telecomunicações.

PROBLEMA
Operar e controlar os sistemas de telecomunicação em um cenário de rápido aumento do volume e da complexidade de informações.

SOLUÇÃO
O SCCT, desenvolvido pela Visionnaire, é um sistema de software integrado, flexível e configurável (suporta tecnologias de vários fabricantes), de gerência de redes de telecomunicações. Isso inclui a configuração de equipamentos de transmissão de dados, as conexões físicas e lógicas entre estes equipamentos e os serviços de transmissão fim-a-fim (canais).

RESULTADOS
Permite acesso de qualquer parte, via browser, na Internet e Intranet. Possui suporte e canalização multi-vendors, importante quando uma operadora utiliza equipamentos de diferentes fornecedores, pois os sistemas de gerência que acompanham estes equipamentos oferecem apenas uma visão fragmentada dos serviços.

TECNOLOGIA
J2EE (Java, Servlets, JSP, Swing, Java Web Start, Java CC), CORBA, Visionnaire Security Service, Objetos Distribuídos, UML, Visionnaire PSS e VISP.


Problema detalhado: À medida que as operadoras aumentam seu leques de serviços e ampliam suas carteiras de clientes, a complexidade e o volume de informações tendem a aumentar para permitir o atendimento à demanda. Isso torna a operação e controle dos sistemas de telecomunicação uma atividade crítica para garantir a qualidade dos serviços prestados. Esses serviços englobam atividades e tecnologias distintas, tratadas de forma integrada para sua viabilização. Além de envolverem diversas áreas da empresa – como operação, engenharia, comercial, laboratório, etc – há a necessidade de troca e compartilhamento de informações entre estas áreas, para a permitir o trabalho cooperativo e sincronizado. É clara a necessidade de automatização de processos, assim como a integração dos dados comuns às diversas áreas em um repositório único, consistente e integrado a ser compartilhado.


Solução detalhada: O SCCT é um sistema de software integrado, flexível e configurável, de gerência de redes de telecomunicações. Isso inclui a configuração de equipamentos de transmissão de dados, as conexões físicas e lógicas entre estes equipamentos e os serviços de transmissão fim-a-fim (canais) construídos com esta infraestrutura. Uma das vantagens do SCCT em relação aos sistemas de gerência de rede, que são fornecidos com os equipamentos de transmissão e utilizados por todas as operadoras, é o suporte a canais multi-vendor, ou seja, canais que envolvem equipamentos de fabricantes diversos. A arquitetura do SCCT é escalável, permitindo aos usuários criarem perfis de equipamentos para suportar quaisquer produtos. Além disso, possui facilidade de importação de dados de gerências de rede específicas. O SCCT ainda gerencia um cadastro detalhado de elementos, incluindo equipamentos gerenciados (como multiplexadores) e não-gerenciados (como cabos ou distribuidores), o que o torna adequado para controle de inventário de equipamentos.


A arquitetura básica do sistema é hospedada em hardware específico nas instalações do cliente e executada em ambiente Intranet. A interface de usuário é baseada em HTML, e acessível através de qualquer browser Web. O sistema possui tecnologia flexível, pois pode-se definir a tecnologia na própria aplicação (ex: PDH, SDH, Rádio, etc). O SCCT provê uma série de relatórios que proporcionam uma visão facilitada do ambiente em que está trabalhando. Cada relatório tem uma interface de emissão onde há seleção de filtros e entrada de valores de comparação.


Assuntos relacionados a:
case   copel   scct