Home / Casos de Sucesso

Portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)

O novo Portal do CRM-PR foi desenvolvido com base no Visionnaire WebPublication©, permitindo produtividade na publicação e gestão de conteúdo, seguindo o pioneirismo do estado do Paraná na classe médica.

CLIENTE
CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná)

ÁREA
Associações. 

PROBLEMA
Criar um novo Portal para o Conselho Regional de Medicina, usando uma ferramenta de Gestão de Conteúdo de uma forma que fosse otimizada a publicação, permitindo atualizações constantes sem a necessidade de longas interações com pessoal técnico.

SOLUÇÃO
A Visionnaire se baseou na sua solução de Portais, o Visionnaire WebPublication, implantando a nova solução de Portal do CRM-PR, e integrando o Portal a vários sistemas internos.

RESULTADOS
Com a solução criada pela Visionnaire, o CRM-PR continuou sendo pioneiro em soluções de tecnologia para os médicos e a sociedade em geral, permitindo o atendimento aos mais de 30.000 médicos e entidades associadas de forma rápida, ágil e segura, via Web.

TECNOLOGIA
A demanda requeria um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System) pois devido ao grande volume de informações, e à necessidade de atualização constante, não seria possível desenvolvimento de um site estático. Por isso foi usado o Visionnaire WebPublication, que é um Sistema de Gestão de Conteúdo voltado para Portais de todos os tamanhos.
Outras tecnologias utilizadas foram: integração com outros sistemas através de linguagem Java (JEE), sistema operacional Linux, HTML5, CSS3, Javascript, Apache Tomcat, Java Portlet Specification, XML, XSL, XSTL, JSP, Ajax/DWR, JQuery e banco de dados Oracle.


Problema detalhado: O CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná) lançou um edital para remodelar o seu site, com requisitos de uma ferramenta de CMS (Content Management System). Entre os requisitos estavam o fornecimento de uma ferramenta de CMS (que a Visionnaire atendeu com o uso do Visionnaire WebPublication) que atendesse às necessidades de comunicação institucional, com a classe médica e com a sociedade em geral.
Entre os requisitos técnicos havia a necessidade de prestação de serviços técnicos sob demanda para desenvolvimento de projeto de portal de conteúdo, extranet (área restrita) e hotsite, além de customização e implantação dos demais serviços on-line associados e de ferramenta de gestão de conteúdo (CMS) para gerenciar os sites. O sistema de gerenciamento de conteúdo deveria ser unificado e gerenciar o portal, área restrita e hotsite simultaneamente. O desenvolvimento deveria estar de acordo com a plataforma, metodologia, especificações e padrões técnicos de desempenho e qualidade estabelecidos no edital e seus anexos.
Havia a grande expectativa também que o Novo Portal contasse com um design mais moderno, que estivesse de acordo com as expectativas da classe médica e da sociedade em geral, além de oferecer uma área específica para o médico, chamada de Site do Médico, onde o próprio médico pudesse gerenciar suas informações. Também havia a previsão de integração com seis sistemas internos.


Solução detalhada: A Visionnaire venceu o edital provendo a solução de Portal para o CRM-PR, seguindo os conceitos de um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System). O produto utilizado foi o Visionnaire WebPublication, que atendeu a todas as necessidades do edital, e necessidades adicionais que apareceram depois. A solução foi também fortemente customizada para as necessidades do CRM-PR, o que era um grande requisito, e permitiu que o CRM-PR tivesse uma solução única, e que é modelo para CRMs de outros estados do país.
O Portal atual do CRM-PR conta hoje com todas as funcionalidades do Visionnaire WebPublication, incluindo publicação de conteúdo, separação de conteúdo (no banco de dados) e layout (no navegador), segurança, controle de acesso, suporte a design responsivo, workflow de conteúdo, independência de banco de dados, integração com mídias sociais, suporte a Google Analytics, aderência aos padrões W3C, editor HTML embutido na ferramenta, suporte a todos os navegadores (além de Firefox, Chrome e Explorer, suporte também a Opera e Safari), entre outras.
Além do projeto do Portal, outros sistemas foram integrados à solução, que são: Site do Médico, segunda via de boleto, busca de profissionais, demografia médica, declaração do CRM e oportunidades profissionais.

Link:
http://www.crmpr.org.br/


Assuntos relacionados a:
case   CMS   CRM-PR