Home / Casos de Sucesso

Portal do Clube Curitibano na Internet

O Clube Curitibano é um dos clubes mais tradicionais do Paraná, com mais de 30 mil sócios, e contou com a ajuda da Visionnaire para unificação de sua presença na Internet

CLIENTE
Clube Curitibano

ÁREA
Clubes e Associações 

PROBLEMA
Reestruturar a e modernizar a presença na Internet, alinhada com a área de marketing e toda a comunicação e identidade visual da entidade, incluindo a revista, a TV do Clube, a revista digital e a presença nas mídias sociais.

SOLUÇÃO
Foi desenvolvida e implantada a nova identidade de design do Clube Curitibano na Internet, com o uso do Visionnaire WebPublication. O trabalho foi realizado também com uma forte parceria das áreas de marketing e de informática do Clube. O novo site permitiu que toda a comunicação visual do clube seguisse uma mesma identidade, fazendo com que, na época, os associados pudessem a ter mais um canal de interação, a Internet.

RESULTADOS
Com o Visionnaire Web Publication foi possível distribuir a publicação de conteúdo pelas áreas do Clube. O projeto foi implantado e rodou por quase 5 anos, quando o Clube realizou uma nova concorrência para agências de publicidade e uma nova empresa venceu, passando a usar novas ferramentas, baseadas em PHP, para continuidade do projeto do site. Atualmente o Clube Curitibano não usa o WebPublication, mas o design e boa parte da arquitetura de informação desenvolvida na época permanecem os mesmos.

TECNOLOGIA
As tecnologias utilizadas foram as já implantadas pela área de informática do Clube, uma vez que o WebPublication funciona de forma independente de Sistema Operacional, Banco de Dados e Servidor de Aplicações, podendo executar tanto em ambientes Microsoft Windows quanto em ambiente software livre baseado em Linux.
Para esse projeto, as tecnologias foram: Java (JEE), sistema operacional Linux, HTML5, CSS3, Javascript, Apache Tomcat, Java Portlet Specification, XML, XSL, XSTL, JSP, Ajax/DWR, JQuery e banco de dados software livre MySQL.


Problema detalhado: O Clube Curitibano é um dos clubes sociais e culturais mais tradicionais da cidade de Curitiba, fundado em 1881. Atualmente conta com 5 sedes e mais de 30 mil sócios que compõem grande parte dos formadores de opinião do Paraná. Em 2009 o departamento de informática do clube precisava reestruturar a presença na Internet, alinhada com a área de marketing e toda a comunicação e identidade visual da entidade, incluindo a revista, a TV do Clube, a revista digital e a presença nas mídias sociais, para isso o Clube contou com a parceria de uma agência de publicidade digital e a Visionnaire, que em conjunto desenvolveram e implantaram a nova presença do Clube Curitibano na Internet, com um design moderno e de acordo com a identidade visual nova do Clube.


Solução detalhada: A Visionnaire, em parceria com a Agência Zero, desenvolveu e implantou a nova identidade de design do Clube Curitibano na Internet, com o uso do Visionnaire WebPublication. O trabalho foi realizado também com uma forte parceria das áreas de marketing e de informática do Clube. O novo site permitiu que toda a comunicação visual do clube seguisse uma mesma identidade, fazendo com que, na época, os associados pudessem a ter mais um canal de interação, a Internet. Com o Visionnaire Web Publication foi possível distribuir a publicação de conteúdo pelas áreas do Clube. O projeto foi implantado e rodou por quase 5 anos, quando o Clube realizou uma nova concorrência para agências de publicidade e uma nova empresa venceu, passando a usar novas ferramentas, baseadas em PHP, para continuidade do projeto do site. Atualmente o Clube Curitibano não usa o WebPublication, mas o design e boa parte da arquitetura de informação desenvolvida na época permanecem os mesmos.


Assuntos relacionados a:
php   JavaScript   Banco de Dados   XML   XSL   sistema operacional Linux   Java (JEE)   HTML5   CSS3   Apache Tomcat   JSP   JQuery   XSTL   Ajax/DWR   Portal do Clube Curitibano na Internet   nova identidade de design   Sistema Operacional   Servidor de Aplicações   Microsoft Windows   Java Portlet Specification   banco de dados software livre MySQL   Agência Zero