Home / Casos de Sucesso

Portal Prefeitura de Pinhais na Internet

Com o Visionnaire WebPublication© (solução para gestão de conteúdo) foi possível unificar os departamentos e secretarias em um único portal na Internet, comunicando de forma ágil para a população as ações realizadas pela Prefeitura.

CLIENTE
Prefeitura de Pinhais

ÁREA
Prefeitura e Associações 

PROBLEMA
A Prefeitura de Pinhais precisava de uma ferramenta eficaz de publicação de conteúdo online. Havia a necessidade de um técnico, em tempo integral, atualizando as páginas estáticas, não era possível distribuir a publicação de conteúdo entre os setores do município. A comunicação com a população da cidade era pouco efetiva através da Internet, o que não estava sendo realizada de forma otimizada com o site da época. O departamento de comunicação não conseguia de forma rápida, fazer com que a comunicação fluísse dentro da estrutura da prefeitura, chegando à população.

SOLUÇÃO
A Visionnaire rapidamente desenvolveu e colocou o novo site em CMS ( Content Management System) no ar, através do Visionnaire WebPublication. A sobrecarga no departamento de informática diminuiu e o departamento de comunicação conseguiu atualizar as informações para a população de forma rápida. Hoje, a publicações são feitas de forma distribuída nas várias secretarias, com o WebPublication, não necessitando da presença de uma pessoa técnica dedicada para isso.

RESULTADOS
Com o novo portal, a Prefeitura de Pinhais melhorou a integração e comunicação de seus departamentos, e atualmente o setor de comunicação conta apenas com um profissional com conhecimentos em HTML e CSS.  O site renovado pode também mostrar as obras executadas e em andamento, a população viu, o prefeito foi reeleito, e a cidade foi apontada com o maior índice de aprovação de administração do Brasil de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa.

TECNOLOGIA
A demanda requeria um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System) pois devido ao grande volume de informações, e à necessidade de atualização constante, não seria possível desenvolvimento de um site estático. Por isso foi usado o Visionnaire WebPublication, que é um Sistema de Gestão de Conteúdo voltado para Portais de todos os tamanhos.
Outras tecnologias utilizadas foram: integração com outros sistemas através de linguagem Java (JEE), sistema operacional Windows, HTML5, CSS3, Apache Tomcat, XML, XSL, XSLT, JSP, Javascript/Ajax/DWR, JQuery e banco de dados MS SQL Server, Servidor WEB IIS, modelagem UML (Unified Modeling Language), utilização de padrão MVC..


Problema detalhado: A cidade de Pinhais é uma das cidades que mais cresce no Paraná, quase dobrou o próprio índice em apenas um ano, com uma alta de 89% na concentração de riquezas entre 2009 e 2010, segundo o IBGE, mas a presença na Internet da Prefeitura ainda estava nos conceitos antigos de páginas estáticas, portanto os representantes da prefeitura elaboraram uma concorrência para o desenvolvimento e atualização de uma nova versão do site usando os conceitos modernos de web. A presença da prefeitura na Internet até então, necessitava de um técnico em tempo integral atualizando as páginas estáticas, o que além de sobrecarregar o profissional, não permitia distribuir a publicação de conteúdo. Além disso, uma das principais prioridades da administração municipal era a comunicação com a população da cidade, através da Internet, o que não estava sendo realizada de forma otimizada com o site da época. Havia também o problema de o departamento de comunicação não conseguir de forma rápida, fazer com que a comunicação fluísse dentro da estrutura da prefeitura, chegando à população. Um dos principais pré-requisitos do edital era a existência de uma ferramenta de publicação de conteúdo, que gerenciasse todo o conteúdo da prefeitura, onde as secretarias pudessem colaborar na gestão dos conteúdos.


Solução detalhada: A Visionnaire foi habilitada como melhor solução e rapidamente desenvolveu e colocou o novo site no ar. O design foi feito em parceria com uma agência digital (Zero Comunicação) e toda infraestrutura tecnológica desenvolvida pela Visionnaire. Com a solução de CMS (Content Management System) a sobrecarga no departamento de informática diminuiu e o departamento de comunicação conseguiu atualizar as informações para a população de forma rápida. Hoje a publicação é feita de forma distribuída nas várias secretarias, hoje os jornalistas publicam o conteúdo através do Visionnaire WebPublication, não necessitando da presença de uma pessoa técnica dedicada para isso.


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   Desenvolvimento de sistemas   parceria em desenvolvimento   Sistema de Gestão de Conteúdo   utilização de padrão MVC   JavaScript   HTML   XML   XSL   CSS   Portal Prefeitura de Pinhais na Internet   site em CMS   site em CMS (Content Management System   Java (JEE)   sistema operacional Windows   HTML5   CSS3   Apache Tomcat   XSLT   JSP   Ajax   DWR   JQuery   banco de dados MS SQL Server   Servidor WEB IIS   modelagem UML (Unified Modeling Language)   Zero Comunicação