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Internet Cidadão

Ao envolver as comunidades e os governos municipais, a Visionnaire contribui com a conscientização dos benefícios da tecnologia como instrumento de integração, interação e cidadania.

ÁREA
E-government.

PROBLEMA
Conscientizar a comunidade e os governos municipais com relação aos benefícios da utilização da Internet como meio de comunicação, interação e prestação de serviços.

SOLUÇÃO
A Visionnaire desenvolveu um Portal Web para prefeituras, contendo o sistema de gerenciamento de conteúdo WebPublication© (CMS – Content Management System) e um sistema TTM (Gerenciador de Chamadas) para o módulo de helpdesk.

RESULTADOS
O Internet Cidadão pode ser acessado via telefone (0800), Internet ou balcão de atendimento. Além disso, as prefeituras obtêm mais agilidade e controle dos chamados de serviços dos cidadãos. O software é multi-plataforma e é compatível com os principais bancos de dados do mercado.

TECNOLOGIA
Websphere, HTML, ORBacus, WebPublication© e o gerenciador de chamados TTM (Trouble Ticket Manager). Estes dois últimos módulos são produzidos pela Visionnaire.


Problema detalhado: Desenvolver um programa de conscientização para a comunidade, e em especial para os governos municipais, dos benefícios da utilização da Internet. Além disso, difundir o conhecimento e incentivar o uso da tecnologia e do Portal.


Solução detalhada: A Visionnaire desenvolveu um Portal Web para prefeituras que serve como ponto de referência para a comunidade e contém um módulo de Helpdesk via Internet. Através de qualquer computador com acesso à Internet, o cidadão pode enviar seus comentários, pedidos, avisos e perguntas direcionadas às secretarias da Prefeitura e, assim, obter um retorno da solução encontrada. O uso do Internet Cidadão agiliza o processo dentro da Prefeitura, criando um novo serviço (através da Web) e acelerando os processos já existentes, como atendimento no balcão, abertura de chamados, entre outros. A arquitetura do Internet Cidadão envolve três módulos:

O site, com páginas Web que oferecem suporte ao portal do Internet Cidadão, Prefeitura, secretarias, entre outros; O WebPublication© (Publicação Web), para criação e gerenciamento das páginas Web e seu conteúdo; O TTM (Trouble Ticket Manager – Gerenciador de Chamadas), que controla o fluxo dos chamados enviados à Prefeitura (HelpDesk).

A aplicação é executada a partir de um servidor situado na Prefeitura, ou através de um Data Center, que pode disponibilizar o Internet Cidadão de um servidor central a todas prefeituras que necessitarem. Realiza uma experiência real, envolvendo a comunidade através das prefeituras com o apoio do World-CLASS, visando a transformação do Paraná em Classe Mundial de Software. Foi financiado pelo Tecpar, apoiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná, e faz parte dos projetos aprovados pelo Paraná Classe Mundial.

 


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