Home / Casos de Sucesso

HSBC Bank Internet Banking

A Visionnaire foi uma das empresas que trabalhou no desenvolvimento do original Internet Banking do HSBC, um projeto iniciou no ano 2000 e ganhou vários prêmios como melhor Internet Banking do Brasil.

CLIENTE 
HSBC Bank 

ÁREA
Financeira 

PROBLEMA
No início dos anos 2000 o sistema financeiro brasileiro se encontrou em uma “corrida” para migrar suas soluções para a Internet criando os “ Internet Bankings”. O HSBC Bank tinha um grande desafio de migrar e unificar todas as suas soluções com o foco de “Canais Eletrônicos” e a Visionnaire auxiliou no desenvolvimento de soluções de sistemas baseados em Application Servers, com segurança, para a Web

SOLUÇÃO 
Com auxílio dos profissionais da Visionnaire foi desenhada um solução baseada em Application Servers para aguentar alta carga de processamento financeiro, com segurança. O IBM WebSphere foi usado e o Internet Banking (IB) do HSBC foi um dos primeiros IBs do Brasil, recebendo vários prêmios até os dias de hoje. 

RESULTADOS
Com a implantação do Internet Banking desenhado pela Visionnaire em conjunto com os profissionais do HSBC, foi possível para o banco manter sua posição de pioneirismo tecnológico no Brasil, atendendo seus milhões de clientes no Brasil e no exterior, processando todos os meses bilhões de transações financeiras. 

TECNOLOGIA
Plataforma de Servidor de Aplicação ( Application Server) IBM WebSphere. Linguagem Java, IDE Eclipse, integração com vários sistemas financeiros desenvolvidos desde COBOL para mainframe, passando por minicomputadores e estações de trabalho UNIX, indo até microcomputadores executando em filosofia cliente/server. Bancos de dados Oracle, Sybase, Informix e SQL Server. Implantação de sistema de single sign-on (login único) e controle de acesso e segurança (ACSS – Access Control and Security Service) baseados nos padrões da OMG – Object Management Group. Uso dos padrões CORBA, UML, IIOP e IDL. Especificações de sistemas com o uso de UML ( Unified Modeling Language) e RUP ( Rational Unified Process).


Problema detalhado: No início dos anos 2000 o sistema financeiro brasileiro se encontrou em uma “corrida” para migrar suas soluções para a Internet criando os “Internet Bankings”. O HSBC Bank tinha um grande desafio, que era migrar suas soluções que eram baseadas principalmente em sistemas de mainframe e sistemas de agências, para a Web. Além disso havia uma grande complexidade de integração, pois haviam as mais variadas arquiteturas executando dentro da TI do banco, indo desde mainframes, passando por minicomputadores e estações de trabalho Unix, chegando aos microcomputadores na filosofia “client/server”.
A solução foi baseada no Application Server da IBM (WebSphere) que desde essa época é um dos grandes know-hows da Visionnaire, que conta com vários profissionais altamente qualificados em desenvolvimento em plataforma WebSphere e linguagem Java voltada para o mundo corporativo, além de ser parceira da IBM.
A solução contemplava uma visão de “canais eletrônicos”, ou eChannels, onde o cliente do HSBC poderia executar todas as operações típicas de um banco, via Web e qualquer canal eletrônico.
A Visionnaire auxiliou o pessoal técnico do HSBC Bank na criação e desenvolvimento de um novo Internet Banking, que levou anos de desenvolvimento, e que no final, e ainda por anos após o primeiro desenvolvimento, recebeu vários prêmios como o melhor Internet Banking do Brasil.


Solução detalhada: A Visionnaire, em conjunto com a equipe técnica da área de Tecnologia da Informação e Canais Eletrônicos (eChannels) do HSBC, desenhou uma solução baseada em Application Servers, devido à prioridade de se ter um sistema robusto, que suportasse grandes cargas e, acima de tudo, fosse seguro. A plataforma utilizada foi o IBM WebSphere. Naquela época poucas empresas tinham forte conhecimento de WebSphere e desenvolvimento Java Corporativo, como a Visionnaire já contava com quase 10 anos de desenvolvimento Java Corporativo, bem como, alta experiência em WebSphere, foi possível a execução do projeto.
Além do Application Server como base principal da solução, a maior complexidade forma as integrações de sistemas. Foi criada uma arquitetura inteligente de integração baseada em Web Services, permitindo a integração com sistemas de conta corrente em mainframe desenvolvidos em COBOL, sistemas de seguros que executavam em minicomputadores, sistemas de investimentos que operavam em estações de trabalho Unix, junto com inúmeros sistemas internos e financeiros que executavam em microcomputadores na filosofia “client/server”. Os bancos de dados integrados foram todos, indo desde bancos de dados para mainframes, passando por Oracle, Sybase, Informix e SQL Server, nos vários sistemas.
Ao final, o cliente do HSBC poderia operar todos os sistemas financeiros do banco, através de uma única plataforma, que era a Web. O HSBC foi um dos primeiros bancos a fazer toda essa unificação e integração. O usuário com um login único (single sign-on) conseguia executar todas a operações financeiras a partir da sua casa. Isso era inovação na época. E isso foi o que permitiu o banco atualmente estar ampliando ainda mais seus canais no mundo móvel.

 


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   Desenvolvimento de sistemas   parceria em desenvolvimento   linguagem Java   bancos de dados Oracle   Application Server   Internet Bankings   Canais Eletrônicos   Application Servers   IBM WebSphere   Plataforma de Servidor de Aplicação   Implantação de sistema   padrões CORBA   eChannels   canal eletronico   WebSphere   COBOL   mainframes   sistema hsbc