Home / Casos de Sucesso

Guia Médico Móvel da Unimed

Com a grande adoção dos aparelhos móveis pelos seus clientes, a Unimed necessitava migrar seu Guia Médico para aplicativos em celulares. A Visionnaire ajudou no desenho da solução, desenvolvimento e implantação em todas as App Stores.

CLIENTE
Unimed Curitiba.

ÁREA
Saúde. 

PROBLEMA
A Unimed precisava migrar seu catálogo de prestadores de serviço, do mundo do papel, para o mundo móvel, de forma integrada com os sistemas já existentes, e utilizando recursos de todos os tipos de dispositivos móveis.

SOLUÇÃO
A Visionnaire ajudou na solução desenhando a arquitetura do Guia Médico Móvel e implantando, de uma forma inovadora, em todas as App Stores de fornecedores de dispositivos. Isso de forma integrada com os sistemas atuais da Unimed.

RESULTADOS
Com o novo Guia Médico Móvel, a Unimed reduziu enormemente os custos de produção de catálogos em papel (antes o guia era feito em papel e também colocado nas listas telefônicas das cidades), aumentou a produtividade, permitiu que as informações estivessem sempre 100% atualizadas e atendeu seus clientes de forma que todos pudessem ter acesso ao Guia Médico, mesmo quando em movimento. 

TECNOLOGIA
Devido aos requisitos de se executar em todas as plataformas de dispositivos móveis e de uma forma que fosse integrada com os sistemas de gestão atuais da Unimed, foi desenhada uma solução distribuída baseada em Application Server no servidor com aplicativos ( Apps) no cliente, se comunicando via Webservices e o Protocolo de Comunicação da Unimed. Foi usada a linguagem Java no servidor, rodando Glassfish da Oracle (originalmente da Sun Microsystems). O banco de dados é Oracle. Os aplicativos foram desenvolvidos usando-se PhoneGap / Cordova, permitindo portabilidade entre marcas e modelos. Também foi utilizado JQuery UI Mobile, API de integração do Google Maps e banco de dados SQLite no lado do aplicativo. As integrações realizadas foram com o banco de dados Oracle e com o sistema de gestão (ERP) Benner.


Problema detalhado: Com a cada vez maior adoção dos aparelhos móveis, a Unimed notou que cada vez mais seus clientes estavam conectados via celular. Aliado a isso, cada vez menos se usa papel e catálogos. Portanto o Catálogo de Médicos da Unimed, que historicamente era feito em um grande compêndio, e depois anexado aos Guias de Listas Telefônicas das cidades, passou a ser um grande candidato para ser migrado para uma solução móvel. Aí que nasceu o Guia Médico Móvel da Unimed.
O problema era migrar todo esse catálogo, de forma integrada com os sistemas internos da Unimed (Sistema de ERP – Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão) para a Internet, de uma forma que fosse acessível através de aplicativos em aparelhos móveis. Um importante requisito era que o aplicativo deveria rodas em todas as principais plataformas (Apple iOS, Google Android, Blackberry OS e Microsoft Windows Phone), além de também funcionar na Web, com a mesma base de código.
Outros importantes requisitos eram que os dados dos prestadores ligados à Unimed (médicos, hospitais, clínicas, laboratórios, centros de diagnósticos, home cares, hospitais dia, prontos-atendimentos e prontos-socorros) deveriam estar integrados com o Sistema e ERP da Unimed, de uma forma que sempre estivessem atualizados. Também no caso de prestadores que atendessem dentro de uma determinada agenda, essa agenda deve aparecer no aplicativo, e por final, havia o requisito de se mostrar no mapa a localização do prestador, captando a geo-localização do cliente, e traçando uma rota de como chegar até o local. Tudo isso de forma integrada com todos os aparelhos de celular.


Solução detalhada: A Visionnaire foi peça chave no desenho da solução, desenvolvimento e implantação. O Guia Médico Móvel da Unimed Curitiba está atualmente presente em todas as App Stores, (Apple App Store, Google Play, Blackberry World e Microsoft Store) além de estar na Internet via Web. Foi uma das primeiras soluções de Guia Médico do Brasil, sendo referência para outras singulares da Unimed por todo o país.

Dado o requisito de rodar em todas as plataformas, foi desenhada uma solução que no servidor executa em um Application Server baseado em Java, a comunicação com os aplicativos (Apps) em cada cliente é feita via Webservices. O aplicativo foi desenvolvido em uma plataforma independente de tecnologia (independente de dispositivo) que é o PhoneGap / Cordova. E a integração com o Sistema de ERP e os Bancos de Dados da Unimed foram feitas via componentes do Java e do Application Server.
Dessa forma, com apenas uma base de código, foi possível oferecer a solução para “todos” os clientes da Unimed, independentemente de qual aparelho a pessoa usa. Isso sem comprometer o desempenho do aplicativo, pois a solução utiliza também otimizações para código nativo de cada aparelho onde necessário. Tudo isso permitiu um grande ganho de produtividade no desenvolvimento, diminuindo custos, e permitindo a manutenção de apenas uma base de código fonte.

Links:

Unimed Curitiba - Guia Médico Móvel
Desenvolvido pela Visionnaire

1) Link para uso via Navegador Web: 
https://m.unimedcuritiba.com.br/mobile/guiaMedicoHome.jsf

2) Link com notícia:
https://www.youtube.com/watch?v=w4pHn0AFMDY


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   Desenvolvimento de sistemas   parceria em desenvolvimento   linguagem Java   guia médico móvel unimed   app stores   fornecedores de dispositivos   Application Server   Webservices   Glassfish da Oracle   Oracle   PhoneGap   Cordova   JQuery UI Mobile   API de integração   banco de dados SQLite   sistema de gestão (ERP) Benner   Sistema de ERP   Application Server baseado em Java