Home / Casos de Sucesso

Gerente Wireless

Solução idealizada pela Visionnaire e desenvolvida em parceria com a TIM para integração do mundo "wireless" com o mundo corporativo.

CLIENTE
TIM

ÁREA
Telecomunicações. 

PROBLEMA
Permitir que os clientes corporativos da TIM fizessem uma adoção para o mundo “ wireless” com mais rapidez, em maior volume e com total segurança, através do uso de uma plataforma de software que se integrasse com seus sistemas corporativos.

SOLUÇÃO
A Visionnaire idealizou e criou em conjunto com a TIM o Gerente Wireless, que é uma plataforma segura de software que permite a integração do mundo “ wireless” dos celulares com o mundo interligado dos sistemas corporativos.

RESULTADOS
Na parte de segurança, com a auxílio dos profissionais da Visionnaire, foi possível eliminar os problemas de segurança que estavam permitindo hackers invadirem sistemas, bem como transferir esse conhecimento para a Electrolux. Na parte de atualizações de sistemas, alguns dos sistemas contratados foram atualizados com o desenvolvimento e a entrega feitos de forma ágil e produtiva.

TECNOLOGIA
A plataforma foi desenvolvida em Java, com acesso via Application Servers. Toda a administração é realizada via Web (tecnologias HTML, CSS, Javascript) e os dados podem ser armazenados em qualquer banco de dados, uma vez que foi desenvolvida uma camada de isolamento de banco de dados (camada de persistência). Um dos módulos principais da solução é o Serviço de Controle de Acesso e Segurança (ACSS – Access Control and Security Service) pois é um pré-requisito para funcionamento em ambiente corporativo. Para a solução de segurança a Visionnaire usou o Visionnaire Caronte, que é uma implementação de Controle de Acesso, Segurança e Single Sign-on desenvolvido pela empresa.


Problema detalhado: nos primeiros anos da revolução wireless no Brasil, havia o problema das operadoras de telefonia celular apresentar soluções para seus clientes corporativos que usufruíssem da comodidade e rapidez que o mundo “sem fio” trouxe. Foi nesse contexto que nasceu o projeto Gerente Wireless, um projeto idealizado pela Visionnaire e executado em parceria com a TIM. O produto permitia que os clientes empresarias da TIM controlassem as mais variadas funções de seus sistemas corporativos, mas no celular. Entre alguns exemplos de integrações e controles que foram possíveis com o Gerente Wireless estão: integração com Sistemas de Gestão Corporativos (ERPs), integração com CRMs (Customer Relationship Managers), acompanhamento de indicadores em tempo real pelo celular, controle de entrada e saída em sistemas de catracas de grandes escolas, integrado com mensagens no celular, etc. O desafio foi desenvolver uma plataforma de software que permitisse que as mais variadas soluções pudessem ser desenvolvidas em cima dessa plataforma. A plataforma permitia integrações e mensagens via SMS, TCP/IP e WAP.


Solução detalhada: dentro do contexto de criar uma plataforma que servisse como base para outros sistemas serem executados por cima dessa plataforma, a Visionnaire idealizou e desenvolveu o Gerente Wireless, que é uma plataforma desenvolvida em Java que se integra com os meios de comunicação de operadoras de telecomunicações (operadoras do sistema móvel). Entre as funcionalidades da plataforma estavam: integração com o conceito de “large accounts” do mundo de telefonia, suporte a SMS, TCP/IP e WAP, segurança e controle de acesso, e a capacidade de gerenciar toda a plataforma via web. A solução Gerente Wireless foi oferecida pela TIM para seus clientes corporativos por muitos anos, até a recente revolução dos smartphones, quando outras formas de integrações foram possíveis e o sistema foi adaptado.


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   outsourcing   wireless   Java   Desenvolvimento de sistemas   parceria em desenvolvimento   Application Servers   JavaScript   HTML   CSS   Gerente Wireless   plataforma de software   Controle de Acesso e Segurança   ACSS ? Access Control and Security Service   Single Sign-on   large accounts   suporte   SMS   TCP/IP   WAP