Home / Casos de Sucesso

Desenvolvimento de Sistemas Web / Fábrica de Software

A Visionnaire foi a fábrica de software da Caixa Econômica Federal por o período de quatro anos de vigência do edital, desenvolvendo mais de 100 sistemas totalizando mais de 64.000 horas de trabalho.

CLIENTE 
Caixa Econômica Federal. 

ÁREA
Finanças. 

PROBLEMA
Atender às demandas de desenvolvimento de sistemas da Caixa Econômica Federal que incluíam mais de 100 sistemas e subsistemas a serem desenvolvidos nos quatro anos de vigência do edital, sempre com produtividade e qualidade e seguindo os padrões da Caixa. 

SOLUÇÃO 
A Visionnaire rapidamente se adequou aos padrões da Caixa e montou uma equipe altamente especializada e produtiva para o desenvolvimento dos sistemas. Além dos vários sistemas previstos no edital, foi possível também dar vazão a uma demanda reprimida de desenvolvimento, o que permitiu que vários sistemas internos da Caixa pudessem ir para produção nesse período. 

RESULTADOS
Mais de 100 sistemas e subsistemas foram desenvolvidos nos quatro anos do edital, atingindo e até mesmo superando, os níveis de produtividade em Pontos de Função ( Function Points) exigidos no edital, superando 8.000 pontos de função (o equivalente a aproximadamente 64.000 horas) em trabalho de profissionais especializados em desenvolvimento de software.

TECNOLOGIA
Foram usadas muitas tecnologias em vários sistemas, a seguir é apresentado uma lista de algumas: Do Modelo de Fábrica de Software: serviços prestados no modelo de Fábrica de Software com aplicação da técnica APF (Análise de Pontos de Função), de acordo com o IFPUG ( lnternational Function Point Users Group). Projetos desenvolvidos nas tecnologias citadas, através de emissão de Ordens de Serviço geradas para cada demanda solicitada. Cada demanda (Ordem de Serviço) é formalizada por meio de sistema de gerenciamento de demandas e desenvolvida na sede da Fábrica de Software. A comunicação é refinada através de e-mail, telefone, reuniões virtuais ou presenciais. Da utilização de práticas nos Projetos: desenvolvimento, manutenção e documentação de Sistemas de Informação, utilizando a Arquitetura Tecnológica Web (lnternet/lntranet), conforme ambiente operacional da Caixa. Aplicação da técnica APF (Análise de Pontos de Função), de acordo com o IFPUG ( lnternational Function Point Users Group) para dimensionamento dos projetos prestados no modelo de Fábrica de Software, contemplando as etapas de elaboração, construção e transição do ciclo de desenvolvimento de software, uso de metodologia RUP ( Rational Unified Process) e gerenciamento de projetos (PMBOK). Principais entregas: SIPNL Versão 2.0.5 e 2.1.0 - Gerenciador de Atendimento: Interfaces com SISAG (novo sistema de automação bancária) e SIPAN (Painel de Atendimento) e adequação do sistema ao Modelo Integrado (segmentação/ CRM), considerando que o Gerenciador de Atendimento é o primeiro contato do cliente no Ponto de atendimento. SIAFR (Sistema de Feirão) Refatoração do sistema para nova tecnologia e melhorias. SICJU (Sistema de Cálculo Judicial) Manutenção e melhorias. SllNG Versão 2.0.0 (Sistemas de Sorteio de Ingressos) Refatoração do sistema para nova tecnologia e demandas evolutivas automatizando todo o processo. SIMPF Versão 1.0.0 (Sistema de Mensuração de Pontos de Função) que será utilizado por todas as unidades de desenvolvimento descentralizado, no quesito métrica na gestão das Fábricas de Software. SIAFP (Sistema de Acesso de Parceiros Feirões da Caixa). Informações Técnicas: Plataforma Tecnológica: Sistema Operacional - GNU/ Linux, Windows Server Servidores Web Apache e llS. Padrão W3C.
Linguagens Utilizadas:
SIAFR (Sistema de acompanhamento de feirões): Java 1.6, JavaScript / HTML / XHTML, JBoss, JBoss Seam, JSF, Richfaces, EJB, Hibernate, JPA, PostgreSQL, Astah UML, pgAdmin DBDesigner, Quartz, Hudson, Maven, Nexus, Findbugs, Checkstyle, PMD.
SIUSR (Sistema de cadastro de usuários): Java, JavaScript /HTML / XHTML, JBoss, JBoss Seam, JSF, Richfaces, EJB, Hibernate, JPA, SOAP, LDAP, PostgreSQL, Astah, UML, pgAdmin, DBDesigner, Quartz, Hudson, Maven, Nexus, Findbugs, Checkstyle, PMD.
SllNG (Sistema de sorteio de ingressos) / SIGCV (Sistema gerenciador de pagamentos): Java, JavaScript / HTML / XHTML, TomCat, JBoss Seam, JSF, Richfaces, Hibernate, JPA, LDAP, PostgreSQL, Astah UML, pgAdmin, DBDesigner, Quartz.
SICIR (Sistema Incoerências Contábeis e Apuração de Responsabilidade) / SICOW (Sistema de Controle de Ocorrências - Cadastro Restritivo -CONRES): Java, JavaScript / HTML / XHTML, JBoss, JBoss Seam, JSF, Richfaces, EJB, Hibernate, JPA, SOAP, LDAP, PostgreSQL, Astah UML, pgAdmin, DBDesigner, Quartz, Hudson, Maven, Nexus, Findbugs, Checkstyle, PMD.
SIAAS (Sistema de Autenticação e Autorização de Sistemas): JBoss EAP, Oracle, Java SE, Java EE, JSF, JPA, HTML, JavaScript, PrimeFaces, iText PDF, Apache POI.
SllNG (Sistema de sorteio de ingressos): PHP, Smarty.
SIAFR (Sistema de acompanhamento de feirões): PHP, JMeter, Smarty.
SIMPF (Sistema de mensuração de pontos de função): Jasper Reports.
SIPNLA (Sistema gerenciador de atendimentos): Spring.
SICIR (Sistema de incoerências contábeis): EclipseLink.
Frameworks: JBoss Seam, Spring, Richfaces, Hibernate e EclipseLink.
Servidor de Banco de Dados: PostgreSQL e Oracle.


Problema detalhado: a Caixa Econômica Federal, através do Edital Nº. 068/7032-2010, necessitava de empresa especializada de desenvolvimento de software (fábrica de software) para o desenvolvimento, manutenção e documentação de Sistemas de Informação que tenham como arquitetura predominante a Web (Internet/Intranet), conforme o ambiente operacional da Caixa para o atendimento a determinados pólos de desenvolvimento de sistemas num total de 3.600 (três mil e seiscentos) Pontos de Função. Entre as necessidades de desenvolvimento de sistemas haviam inúmeros sistemas a serem desenvolvidos na sua maioria em Java, mas também com o uso de outras tecnologias (Microsoft e PHP), principalmente em ambiente de software livre. A Visionnaire foi a empresa vencedora do edital, e durante os 4 anos de vigência do contrato desenvolveu mais de 100 projetos, totalizando mais de 8.000 pontos de função (aproximadamente 64.000 horas).


Solução detalhada: A Visionnaire entendeu rapidamente o problema da Caixa Econômica Federal e montou uma equipe altamente especializada para atender às demandas de desenvolvimento dos sistemas. No início houve um período de aprendizado e adaptação aos padrões e metodologias da Caixa, que foram seguidos rapidamente de modelagem de sistemas e desenvolvimento das soluções. No total de 4 anos mais de 100 sistemas internos foram desenvolvidos, totalizando milhares de horas de profissionais especializados em desenvolvimento de sistemas corporativos.

 


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   Desenvolvimento de software   PostgreSQL   parceria em desenvolvimento   Oracle   Desenvolvimento de Sistemas Web   Análise de Pontos de Função   Sistemas de Informação   Arquitetura Tecnológica Web   Aplicação da técnica APF   Interfaces com SISAG   Servidor de Banco de Dados