Home / Casos de Sucesso

Consultoria em Especificação de Sistemas para o SecoviMed-PR

A Visionnaire entregou ao SecoviMed-PR todo o resultado de levantamento, consultoria, análise, documentação, e modelo para um novo e moderno sistema de Gestão Clínica.

CLIENTE
SecoviMed-PR.

ÁREA
Associações. 

PROBLEMA
A área médica do SECOVI-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná) contava com um sistema de gestão clínica proprietário desenvolvido internamente, o sistema havia sido desenvolvido há muitos anos em tecnologia que era usada em uma outra era da informática, portanto o SecoviMed-PR se encontrou em um problema comum na área de TI que é a buscar de atualização tecnológica, com o desenvolvimento de um novo sistema.

SOLUÇÃO
A Visionnaire viabilizou, através de profissionais qualificados e estrutura propícia, todo o levantamento de requisitos de funcionalidades para o novo sistema ser desenvolvido, moderno e aderente as novas tecnologias. Entregou uma documentação completa e bem detalhada de análise para o novo projeto e proposta de protótipos de novas telas para o novo sistema a ser desenvolvido.

RESULTADOS
A Visionnaire possibilitou uma visão plena das funcionalidades do sistema atual da área médica do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná, dentro de amplo levantamento feito através de documentos de visão e arquitetura do projeto, documento de análise do sistema: diagramas de casos de uso e classe. Entregou todos os subsídios para a formação de uma um documento de RFP ( Request for Proposal) para o desenvolvimento do novo sistema. 

TECNOLOGIA
Todo o processo de consultoria e especificação de sistemas contou com a metodologia de boas práticas para desenvolvimento de software UML ( Unified Model Languague) e utilizou softwares para análise de dados, criação de diagramas e protótipos para o novo sistema, com a criação de wireframes e mockups (com o uso da ferramenta Balsamiq). Foi seguida a filosofia UP ( Unified Process) que é a base do RUP ( Rational Unified Process).


Problema detalhado: O sistema de gestão clínica utilizado pela área médica do SECOVI-PR (Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná) utilizava um grande volume de dados, e isto comprometia o desempenho do sistema. O SecoviMed-PR, por ter seu sistema desenvolvido internamente, há muitos anos, e em tecnologia que era usada em uma outra era da informática, se encontrou em um problema comum na área de TI que é a necessidade de atualização tecnológica, com o desenvolvimento de um novo sistema. Muitas funções no sistema precisavam ser aperfeiçoadas, como por exemplo a questão de que os receituários ainda eram manuais e feitos em papel, e também o fato do não funcionamento de um sistema de comunicação interna (chat). Muitas rotinas de uso, tanto para médicos, como para enfermeiros e atendentes precisavam ser automatizadas e inseridas dentro do sistema.


Solução detalhada: A Visionnaire entregou, através de profissionais qualificados e estrutura propícia, aliados ao seu know-how, o Documento de Visão do projeto, que abrange a visão do sistema e todos os diagramas de arquitetura (visão de negócio) do sistema. Fez toda análise de requisitos, que abrange a descrição de requisitos (texto), cenários, pré e pós-condições. E também disponibilizou a descrição de Casos de Uso, com os diagramas de Casos de Uso (Use Cases) e suas descrições. Também entregou o Documento de Análise do Sistema que contempla o Diagrama de Classes e o Documento de Projeto do Sistema, descrevendo decisões arquiteturais de projeto que serão necessárias seguir na fase de desenvolvimento. Por fim, a Visionnaire desenvolveu também toda a Especificação de Telas, que contemplavam um total de 148 telas divididas em 10 módulos.


Assuntos relacionados a:
desenvolvimento   consultoria   Sistemas   Especificação   análise   SecoviMed-PR   documentação   modelo