Home / Casos de Sucesso

Consultoria em Desempenho de Sistemas Corporativos em Java e Software Livre

A Visionnaire auxiliou a Celepar na melhoria do desempenho dos sistemas corporativos do estado desenvolvidos em plataforma Java Enterprise Edition (JEE) em Software Livre.

CLIENTE
Celepar – Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná.

ÁREA
Governo.

PROBLEMA
Um grande número de sistemas corporativos desenvolvidos em Java, combinado com um alto volume de acessos, levou a diminuição de desempenho em sistemas críticos para o Estado, como por exemplo o sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

SOLUÇÃO
A Visionnaire, através de profissionais altamente qualificados para a tarefa de melhoria de desempenho e fine-tuning de sistemas corporativos, permitiu que os sistemas praticamente dobrassem sua capacidade de desempenho. Um foco foi dado também nas melhorias e fine-tuning voltados para os bancos de dados. Todo o trabalho foi feito em parceria com os profissionais da área de TI da Celepar.

RESULTADOS
Em pouco tempo de trabalho foi possível praticamente dobrar a capacidade do desempenho em sistemas corporativos críticos, sendo que o mais importante deles (que gerava maior volume de processamento) era o sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do Estado. Através de análises minuciosas nos códigos-fonte e replanejamento da arquitetura de threads dos servidores de aplicações foi possível um ganho de desempenho de quase 100% em um tempo recorde de trabalho, permitindo que por mais tempo a empresa pudesse manter a plataforma de hardware e software existente, sem necessidade de compras de novos servidores.

TECNOLOGIA
As tecnologias utilizadas foram principalmente software livre, entre elas Sistemas Operacionais Linux (RedHat, CentOS), Servidor de Aplicações JBoss, Apache Tomcat, bancos de dados MySQL e PostgreSQL e toda a plataforma Java (JEE), incluindo inúmeras APIs do Java (por exemplo JPA). Além disso, integrações e otimizações em bancos de dados Oracle foram necessárias.


Problema detalhado: Com o grande número de sistemas corporativos desenvolvidos em Java, combinado com o alto volume de acesso a esses sistemas, o desempenho dos sistemas começou a diminuir, e era necessária uma análise clínica nos códigos fonte com foco em melhoria de desempenho dos sistemas. Em 2013 a Celepar estava atendendo cerca de 5250 pontos de conexão no Estado por mais de 900 sistemas de informações. Todos os 399 municípios do Estado do Paraná são atendidos. Apenas o sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) processava milhões de NF-es mensais, o que acarretava em grande carga para os servidores de aplicação e os bancos de dados.


Solução detalhada: A Visionnaire, através do trabalho de seus profissionais altamente qualificados para essa função, trabalhou em conjunto com a equipe técnica da Celepar para entrar no detalhe dos códigos fonte, diretamente nos pontos de maior processamento, para otimização. Em poucos dias conseguiu otimizar tanto o código, quanto o banco de dados e os servidores JBoss permitindo que a capacidade de processamento diário (no caso do sistema de NF-e) praticamente dobrasse. Como um exemplo de otimização, um dos pontos encontrados foi a forma que as threads estavam sendo criadas nos servidores e aplicação, o que acarretava em alta carga no JBoss e nas conexões com os bancos de dados. Através de um replanejamento da arquitetura de threads foi possível um ganho de desempenho rápido e imediato nos sistemas.


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   PostgreSQL   software livre   Desenvolvimento de sistemas   parceria em desenvolvimento   bancos de dados Oracle   bancos de dados MySQL   Apache Tomcat   Consultoria em Desempenho de Sistemas Corporativos   Sistemas Corporativos em Java   Sistemas Corporativos em Software Livre   fine-tuning   TI da Celepar   Sistemas Operacionais Linux (RedHat   CentOS)   Servidor de Aplicações JBoss   plataforma Java (JEE)   APIs do Java   JPA