Home / Casos de Sucesso

Capacitação em Requisitos, Java e EJB para a SANEPAR

A Visionnaire ministrou capacitação para o pessoal técnico e administrativo da SANEPAR em tecnologias modernas de requisitos e desenvolvimento de software corporativo.

CLIENTE
SANEPAR - Companhia de Saneamento do Paraná.

ÁREA
Governo. 

PROBLEMA
A quinta maior empresa de saneamento do Brasil e a melhor empresa de saneamento do país, de acordo com o ranking da AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) de 2011, procurou a Visionnaire para se manter atualizada em tecnologias modernas de requisitos e desenvolvimento de software corporativo.

SOLUÇÃO
A Visionnaire ministrou com excelência capacitações em Requisitos, Java e EJB dentro dos períodos planejados para a equipe técnica da SANEPAR, que depois continuou de forma independente na institucionalização das tecnologias na empresa e no uso em desenvolvimento de sistemas de software.

RESULTADOS
Em muitas empresas públicas na primeira década dos anos 2000 existia o cenário que o pessoal da área de Tecnologia da Informação (TI) precisava ser capacitado em tecnologias modernas da época que vinha mudar o paradigma de desenvolvimento de software. Era um desafio encontrar empresas no Brasil que tivessem a tecnologia de ponta já instituída para ministrar capacitações. A Visionnaire foi a empresa escolhida pela SANEPAR, e durante os anos de 2005, 2006 e 2007 ministrou os treinamentos para mais de 70 profissionais das áreas de TI e Administração. O principal resultado em capacitações de tecnologias modernas para empresas sempre é a inserção de uma nova forma de pensar na empresa, o que aconteceu com a SANEPAR, permitindo que os sistemas desenvolvidos pelo órgão nos anos seguintes usufruíssem da melhor tecnologia de software para seus clientes, os cidadãos. 

TECNOLOGIA
O trabalho realizado pela Visionnaire para a SANEPAR foi uma capacitação, portanto não houve software desenvolvido. As tecnologias das quais a Visionnaire capacitou os profissionais da SANEPAR foram: Gestão de Requisitos, Análise de Requisitos, Análise Orientada a Objetos, Projeto Orientado a Objetos, Programação Java, JEE - Java Enterprise Edition e Programação com EJB - Enterprise Java Beans.


Problema detalhado: Na primeira década dos anos 2000, muitas corporações começaram a implantar o que tinha sido uma tendência que nasceu antes da virada do milênio, que foi a tecnologia de Objetos Distribuídos, sistemas corporativos desenvolvidos em Java e UML (Unified Modeling Language), a SANEPAR seguindo nessa linha contatou a Visionnaire para ministrar capacitação para seu pessoal técnico nessas tecnologias. Havia uma grande mudança de paradigma em sistemas corporativos, e essa mudança era principalmente da filosofia Client/Server para a filosofia Distribuída, baseada em Objetos. A Visionnaire foi a empresa pioneira no Brasil e implantar tecnologia de Orientação a Objetos nas empresas, sendo a representante oficial da OMG (Object Managament Group) na América do Sul. A SANEPAR é a quinta maior empresa de saneamento do Brasil e a melhor empresa de saneamento do país, de acordo com o ranking AESBE / Jornal Brasil Econômico (2011), e por conta disso procurou a Visionnaire para se manter atualizada.


Solução detalhada: A Visionnaire, em conjunto com o pessoal da área de TI da SANEPAR, planejou e executou um conjunto de capacitações que envolviam treinamento em: Gestão e Análise de Requisitos com Orientação a Objetos, Programação Java e Programação com EJB - Enterprise Java Beans. Dessa forma o pessoal técnico da SANEPAR pôde se atualizar em tecnologias que estavam sendo utilizadas em sistemas corporativos.Por ser uma empresa pública, o processo de contratação não permitia contratação por períodos longos, portanto a Visionnaire executou as capacitações dentro dos períodos planejados e a equipe técnica da SANEPAR continuou de forma independente na institucionalização das tecnologias na empresa e no uso em desenvolvimento de sistemas de software.


Centro de Treinamento SANEPAR.


Assuntos relacionados a:
Fábrica de Software   UML   Java   Companhia de Saneamento do Paraná   Gestão de Requisitos   Sistemas Corporativos   UML - Unified Modeling Language   EJB - Enterprise Java Beans   EJB   JEE - Java Enterprise Edition   J2EE   JEE   Orientação a Objetos   Projeto Orientado a Objetos   Análise Orientada a Objetos   Análise de Requisitos   Desenvolvimento de sistemas   Programação com EJB   capacitação em java   capacitação em EJB   TI da SANEPAR