Investir em Serviços Profissionais de TI é o correto e gera retorno para o meu negócio?

Existem hoje no mercado, diversas ofertas para a prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação. Uma dúvida específica que sempre bate à porta, é saber se vale mesmo investir nesse tipo de serviço? Será que esse investimento é certo e gera retorno? É isso que vamos abordar neste post.





Pesquisa na área de TI

Segundo uma pesquisa realizada no Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (GVcia) da fundação Getúlio Vargas (FGV), nos mostram que cerca de 7,6% da receita de médias e grandes empresas nos últimos três anos foram em investimentos relacionados a área de Serviços de TI. Esse crescimento financeiro na área de tecnologia da informação, resultou no maior aumento dos gastos com TI dos últimos meses (cerca de 11%) quando analisado o setor de serviços.

Podemos justificar esse crescimento devido ao custo benefício que esta prática vem gerando para as organizações. Imagine você contratar um serviço de TI, com um atendimento exclusivo, onde o consultor estuda detalhadamente os processos de sua empresa, entendendo como funciona o dia-a-dia do seu negócio, entregando soluções personalizadas com o objetivo na solução de pontos chave para o crescimento, gerando benefícios para ambas as partes além de fortalecer a parceria em um projeto de sucesso. Em resumo, você economiza em muitos pontos como “tempo e dinheiro” que estão entre os principais fatores.



Serviços mais procurados em TI

Confira abaixo alguns dos principais serviços de TI contratados por empresas:

  • Desenvolvimento de Software:
    Necessidade na otimização de processos, aumento de produtividade, redução de custos, unificação de informações, dentre muitas outras necessidades, fazem com que empresas busquem desenvolver um software personalizado ou até mesmo adaptar, ajustar ou reformular um sistema já existente em seus processos.

  • Outsourcing de Aplicações:
    Prestar serviços no desenvolvimento de aplicações de mercado, como por exemplo no desenvolvimento em Oracle, Pegasystems, Salesforce, SAP, além de outros. Seja trabalhando do zero com exclusividade em um novo projeto, ou realizando melhorias em plataformas já desenvolvidas pelo cliente.

  • Profissionais de TI:
    Necessidade de um profissional de TI para um projeto pontual, a longo prazo ou até mesmo permanente (fixo). Empresas buscam este tipo de serviço para agilizar a solução de sua necessidade com qualidade e rapidez, diminuindo burocracias e custos no processo.

  • Serviços Gerenciados:
    Vem crescendo também a busca por serviços de gerenciamento de TI, fator que vem a somar positivamente no quesito redução de custos e riscos, com profissionais especializados em serviços como: Servidores internos, Datacenters, Servidores na nuvem, Suporte de sistemas e Devops.


Conclusão:

Uma coisa é fato, a tecnologia está mudando o mundo e empresas de todos os tamanhos e segmentos estão tendo que se adaptar a esta real necessidade, a cultura denominada Transformação Digital.

Devemos sempre lembrar que, os Serviços de TI, ao serem integrados às estratégias da sua empresa, garantem a ela uma presença de mercado muito mais abrangente e atual.



Fontes:
Exame.Abril.com.br
FreePik.com