Saiba mais sobre as tecnologias em destaque que estão mudando a forma de fazer Negócios, sua empresa está preparada?


Todos os dias somos impactados com novas ferramentas e tecnologias em todo o mundo, um exemplo que podemos citar e que vem fazendo sucesso entre grandes empresas quando o foco é manter ou ganhar novos clientes, é a Inteligência Artificial.

Segundo opiniões de grandes especialistas da área, podemos identificar essa evolução dentro das organizações à medida que as mesmas desenvolvem a sua Transformação Digital, ampliando as opções de comunicação com esse novo perfil de cliente.



Sem mais delongas, apontamos nesta breve matéria as principais tecnologias que devem estar no radar estratégico da sua empresa para este ano, assim como informações básicas para você identificar se é viável ou não para o seu tipo de Negócio:


Tecnologia + Saúde (Health)

Logo no primeiro mês de 2018, três grandes empresas do mercado como a Amazon, a Berkshire Hathaway e a JPMorgan Chase se uniram e anunciaram a utilização da Tecnologia para formar uma empresa de cuidados de saúde independente para seus funcionários e suas famílias nos Estados Unidos, trata-se de “cuidados de saúde” simplificados, transparentes, de alta qualidade, a um valor razoável se comparado aos planos tradicionais de saúde, que tiveram nos últimos tempos um aumento no custo em tratamentos médicos.


Confira a matéria a completa, 
clique aqui


Controle de voz e Assistentes Virtuais

Especialistas indicam que em 2018, o processamento da linguagem natural melhora consideravelmente em uma tendência onde profissionais evoluem com o controle de voz integrado a computação em nuvem, com o objetivo de ingressar na força de trabalho. 

Aos poucos vamos começar a nos deparar com assistentes virtuais ajudando a aumentar a produtividade e a melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Hoje já vemos assistentes de voz substituindo nossos meios de pesquisa online, telas, teclados de computador, dentre outros. E esta evolução tende a crescer ainda mais.




Experiências Imersivas (RA, RV, Realidade Mista)

Outras tecnologias importantes que no ano de 2018 vem ganhando força é a Realidade Aumentada (RA), a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Mista (combina aspectos da RA e da RV). Estima-se que cerca de 20% das grandes empresas mundiais estarão utilizando este tipo de tecnologia em seus negócios.

Isso pode significar uma melhora expressiva na experiencia de consumo, além de colaborar para a escolha de determinados produtos ou serviços, no qual se adeque às suas reais necessidades. Contribui também para a redução no volume de prestação de serviços, como por exemplo, a troca ou a devolução de um determinado produto adquirido em uma loja online.




Visão Computacional

Com a “corrida” em torno de veículos autônomos e lojas inteligentes como por exemplo a Amazon Go, a Visão Computacional está tendo seu grande momento este ano.

As opções são diversas, empresas de transportes de mercadorias já estão buscando este tipo de tecnologia para se destacar com a Inteligência Artificial alinhada a Visão Computacional, assim como algumas lojas físicas, com o objetivo de rastrear a jornada dos clientes (já realizada em processos online) sendo aplicada agora diretamente em locais físicos, utilizando sensores, avanços em visão computacional e inteligência artificial.

Como se trata de uma tecnologia relativamente nova, encontrar um bom profissional para esta área vem sendo um enorme desafio para as grandes empresas, além de um alto investimento pela escassez de mão de obra qualificada.




Inteligência Artificial - Com foco em Serviços

“Este ano veremos a Inteligência Artificial fazer avanços em indústrias tão variadas como imobiliária, jurídica e mais visivelmente, na hospitalidade”, como cita Neil Sahota, líder mundial em desenvolvimento de negócios do grupo IBM Watson.

"À medida que mais convidados exigem um serviço de portaria sempre personalizado, os hotéis estão ativando chatbots para criar [concierges] que podem ajudar com qualquer pedido em tempo hábil", diz Sahota. "Ao lembrar e processar toneladas de informações que vão desde as recomendações do restaurante mais próximo até o clima de amanhã, a IA pode ajudar os desenvolvedores a criar bots que atendam as preferências de cada hóspede. Além disso, os bots permitem que os hóspedes se envolvam com o hotel a partir de qualquer local através de seus dispositivos móveis. Hotéis como Marriott International e Cosmopolitan Las Vegas já começaram a implementar serviços de concierge através de bots, e haverá mais hotéis se movendo nessa direção em 2018. "

Desta forma, podemos concluir que a Inteligência Artificial está auxiliando empresas a prever o comportamento do cliente/consumidor, e que ainda este ano, veremos um grande número de empresas utilizando “bots” como uma alternativa rentável e de bons resultados na interação e no atendimento ao cliente.




Blockchain - “O protocolo da confiança”

Não poderíamos fechar esta matéria sem falar do Blockchain. Uma tecnologia de razão contábil compartilhada, onde cada transação é assinada digitalmente para garantir sua autenticidade e integridade. E está vindo com tudo para fazer grandes mudanças na utilização da mesma em processos na área comercial.

Vincent Manier, CFO da Engie Insight, diz que veremos uma grande disrupção nos departamentos de finanças das empresas que se expandem além da contabilidade. É crucial que os CFOs não apenas examinem de perto o Blockchain, mas também se preparem para o impacto em suas organizações internamente. Tudo, desde a reconciliação e a aplicação de caixa e a correspondência de faturamento, pode ser retomado em breve por implementações de Blockchain".

Blockchain-Visionnaire


Fontes:
CIO.com.br
FreePik.com
500px.com