A Universidade Positivo contou com a ajuda e parceria da Visionnaire para implementar seu Sistema de Qualidade baseado em Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

CLIENTE
Universidade Positivo.

ÁREA
Educacional. 

PROBLEMA
A Universidade Positivo tinha a necessidade de melhoria e desenvolvimento de novos módulos para atender os requisitos das normas ISO 9001 e ISO 14001 no seu sistema de qualidade, denominado Sistema Primazia, e precisava de uma empresa séria e com profissionais capacitados em gestão e desenvolvimento.

SOLUÇÃO
Através de sua expertise e profissionais de alta qualidade, a Visionnaire prestou, com rapidez e qualidade, todo o serviço de melhorias, e proveu a solução para Universidade Positivo, proporcionando melhor organização para as auditorias realizadas no Grupo Positivo.

RESULTADOS
Todo o trabalho desenvolvido refletiu em uma maior facilidade de acesso às informações, mitigação dos erros por manuseio dos dados, maior agilidade nas tomadas de decisões realizadas pelos gerentes/gestores, maior confiabilidade da informação e facilidade para registro de oportunidades de melhoria no sistema, acarretando também em um melhor acompanhamento e gerenciamento de auditorias. Agora, com o controle e acompanhamento do Sistema de Qualidade e do Sistema Ambiental sendo realizados de forma digital, há uma maior facilidade na elaboração de metas e planejamento para os próximos períodos, que permite o encaminhamento de planos de ação e deixa o sistema dentro dos requisitos das normas ISO 9001 (SGQ) e ISO 14001 (SGA).

TECNOLOGIA
O Sistema Primazia foi desenvolvido utilizando plataforma de software livre, com uso de banco de dados PostgreSQL e sistema operacional Linux CentOS. Além disso a infraestrutura de documentos é realizada usando o projeto de software livre Alfresco, que é uma implementação de ECM (Enterprise Content Management) e BPM Software (Business Process Management) permitindo GED (Gestão Eletrônica de Documentos). Como tecnologias de desenvolvimento foram usadas: Linguagem Java, JEE (Java Enterprise Edition), JSF (Java Server Faces), Java Grails (Groovy on Rails), acesso ao banco de dados via Queries baseadas em CMIS (Content Management Interoperability Services), com servidor de aplicação Apache com Tomcat.


Problema detalhado: A Universidade Positivo precisava de uma empresa ágil, que além do alto conhecimento técnico e teórico, contasse também com experiência prática e profissionais em desenvolvimento de software e novas tecnologias. Os principais desafios apontados para este desenvolvimento estavam no estudo dos códigos utilizados, herdados de outra empresa que havia começado o projeto, para as alterações que se fizessem necessárias, devido a necessidade de melhorias em processos na área de qualidade, melhoria no layout do sistema, visualização de arquivos em Excel e Visio, melhoria na geração de arquivos PDF, necessidade de se manter o padrão de calendário, acerto em numeração de páginas e implantação de identificação nos arquivos (SGQ - Sistema de Gestão de Qualidade e SGA - Sistema de Gestão Ambiental). O sistema Primazia do Grupo Positivo é um grande sistema de qualidade para toda a organização, baseado nos conceitos de GED (Gestão Eletrônica de Documentos) e com infraestrutura desenvolvida em software livre e Alfresco.


Solução detalhada: A Visionnaire, através do seu know-how, tanto técnico, teórico, quanto prático, proveu à Universidade Positivo todas as implementações necessárias ao sistema Primazia, proporcionando melhor organização para as auditorias realizadas no Grupo Positivo. Além disso, após o trabalho realizado, foi possível reimplantar o sistema para uso em todo o Grupo Positivo, que segue os padrões de qualidade, sendo controlados e monitorados em formato digital.

Universidade Positivo sedeSede Universidade Positivo.