Disponibilizamos por meio de alocação, profissionais especializados e capacitados para o desenvolvimento e a documentação de um sistema acadêmico.

CLIENTE
PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

ÁREA
Educação. 

PROBLEMA
Necessidade de auxiliar na montagem de uma equipe de desenvolvimento de alto desempenho para atuação no sistema acadêmico, atuando no modelo de fábrica de software com desempenho medido por técnicas de análise de pontos de função (APF).

SOLUÇÃO
Montagem de equipe em regime de fábrica de software, gerenciados por técnicas de desenvolvimento ágil, com pagamentos atrelados aos desenvolvimentos medidos por pontos de função (APF).

RESULTADOS
Complementação da capacidade de desenvolvimento da equipe técnica da PUCPR, permitindo que o sistema acadêmico dessa Instituição fosse desenvolvido e entregue de acordo com seu planejamento. Isso permitiu que a PUCPR respondesse às necessidades das áreas de negócio sem a necessidade de aumentar desnecessariamente sua equipe interna.

TECNOLOGIA
O ambiente no qual o sistema acadêmico estava inserido incluía as seguintes tecnologias: linguagem Java padrão JEE, Pascal, ASP e PHP, Swing e Hibernate, JBoss Server, JSF, EJB e RichFaces, Apache/Maven, Crystal Reports. As seguintes metodologias foram aplicadas: análise orientada a objetos com padrão UML, diagramas de classe colaboração e sequência, e modelagem de dados entidade relacionamento.


Problema detalhado: o departamento de TI da PUCPR precisava agregar capacidade de desenvolvimento para entrega do sistema acadêmico. Embora a equipe técnica da PUCPR fosse de alta produtividade e tivesse o perfil necessário para desenvolver o sistema, a capacidade de produção era insuficiente para atender os prazos definidos pela área de negócio, principalmente para as fases de desenvolvimento e testes. Por essa razão a PUCPR procurou por uma solução de outsourcing de desenvolvimento no regime de fábrica de software. A necessidade era a contratação de uma equipe de desenvolvimento que atuasse em total sinergia com a equipe da PUCPR, capaz de avaliar os esforços de desenvolvimento pela aplicação de técnicas de análise de pontos de função. Exemplos de funções realizadas durante o projeto são: registro e manutenção dos alunos, acompanhamento de frequência e notas, entre outros.


Solução detalhada: a equipe da PUCPR identificava funções ou subsistemas que eram repassados para a fábrica da Visionnaire. As duas equipes mensuravam o esforço de desenvolvimento em pontos de função, sendo o desenvolvimento alocado para o núcleo Visionnaire em regime de fábrica de software.