Solução para facilitar aos usuários da Unimed Curitiba o desbloqueio de senha de rede através da intranet de maneira ágil, segura e sem a necessidade do atendimento de TI

CLIENTE
Unimed Curitiba

ÁREA
Saúde 

PROBLEMA
Alto número de abertura de tickets para atendimento e sobrecarga do departamento de TI da Unimed Curitiba para problemas de baixa complexidade, como por exemplo o desbloqueio de senha para acesso a rede por parte dos usuários.

SOLUÇÃO
Maneira ágil e segura para o desbloqueio de senhas realizado pelo próprio usuário através da intranet. Com esta solução o usuário desbloqueará sua senha em poucos minutos, bastando apenas ter um computador com acesso à rede. Não será necessário abrir ticket para o atendimento de TI.

RESULTADOS
23 unidades de atendimento e cerca de 1.400 funcionários da áreas comercial, administrativa e de atendimento em Curitiba e região. 

TECNOLOGIA
As tecnologias utilizadas para este projeto foram: integração com Active Directory (LDAP) através de linguagem Java (JEE), sistema operacional Windows Server, HTML5, CSS3, Javascript, Apache Tomcat, XML, JSP, Ajax, JQuery e bancos de dados Oracle.


Problema detalhado: A Unimed Curitiba, é uma Cooperativa de trabalho médico que foi fundada em 6 de agosto de 1971 e atualmente, com 43 anos de existência, possui mais de 4.200 médicos cooperados, quase 600 mil clientes e detém cerca de 60% do mercado de planos de saúde em Curitiba e Região Metropolitana. Com 23 unidades de atendimento conta com a maior rede de atendimento e serviços credenciados da capital. A maior cooperativa de saúde do Estado, também entre as cinco maiores do Sistema Unimed, tinha um problema relacionado a dificuldade e burocracia para o desbloqueio de senha dos usuários que por algum motivo específico, esqueciam ou perdiam sua senha, não conseguindo acessar a rede e o sistema de intranet da empresa. O alto número de abertura de tickets para atendimento e sobrecarga do departamento de TI da Unimed Curitiba para problemas de baixa complexidade era o ponto chave do projeto.


Solução detalhada: A Visionnaire desenvolveu a solução apresentada ao usuário através de uma página HTML na intranet, o processo para o desbloqueio de senha de usuários de rede da Unimed, diminuindo consideravelmente a quantidade de abertura de tickets para o atendimento de TI. O processo se inicia com o cadastramento de três 3 perguntas abertas de segurança, habilitando a solicitação de troca de senha. A maior parte dos usuários terão acesso ao processo para troca de senha de outros usuários, com apenas algumas exceções, devido a necessidades específicas da Unimed. O desbloqueio de senhas é uma atividade que poderá ser realizada pelo próprio usuário através da intranet de maneira ágil e segura. Com esta prática o usuário desbloqueará sua senha em poucos minutos bastando apenas ter um computador com acesso à rede. Não será necessário abrir ticket para o atendimento de TI. É necessário que o usuário cadastre um questionário de perguntas e respostas que lhe serão solicitadas por ocasião do desbloqueio da senha. A intranet emite um alerta frequente solicitando que a pessoa faça a configuração de perguntas e respostas. O mesmo também pode acessar ao questionário de perguntas e respostas através do menu lateral da intranet. O usuário pode desbloquear sua senha a partir de qualquer computador conectado à rede da Unimed, utilizando a intranet. É apresentada a página: Digite a funcional e clique no botão ‘LOCALIZAR’. Informe data de nascimento, CPF e RG. Os dados são validados no cadastro do colaborador. Logo aparece o questionário de perguntas e respostas anteriormente cadastradas. Uma vez validados os dados, a nova senha será apresentada na página da intranet e deverá ser trocada por ocasião do primeiro login da rede. Se os dados cadastrados não forem validados, será apresentada a seguinte informação: Observação: A senha de supervisores, gerentes, superintendentes e diretores que for desbloqueada por esse processo será enviada por SMS para o telefone corporativo cadastrado no sistema. O desbloqueio de senha será bloqueado após 5 tentativas erradas de respostas. Todas as tentativas de desbloqueio serão logadas no sistema identificando o login de rede, a máquina e o horário executado. Tentativas sucessivas de desbloqueio a partir de uma máquina serão monitoradas pela área de segurança da informação. O usuário que teve a senha trocada receberá um email informando sobre a mudança.

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