Portal desenvolvido através do Visionnaire WebPublication©, permitindo maior produtividade nas publicações, integração das empresas do Parque e a criação de uma agenda para o setor.

CLIENTE
APS – Associação das Empresas e Entidades do Parque de Software de Curitiba

ÁREA
Associações 

PROBLEMA
Criar um Portal na Internet que representasse o setor de tecnologia e refletisse a importância do Parque do Software de Curitiba, usando uma ferramenta de Gestão de Conteúdo de uma forma que fossem otimizadas as publicações, permitindo a integração por meio digital das empresas do Parque, o que ainda não havia, e também a criação e atualização de uma agenda para o setor.

SOLUÇÃO
Foi utilizada a plataforma Visionnaire WebPublication, o que permitiu que em um tempo recorde, com o uso de templates, o site estivesse no ar, a um custo baixo de implantação, com tradução do conteúdo, integração das empresas do Parque por meio digital e um calendário para o setor Paranaense de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação.

RESULTADOS
Com a solução criada pela Visionnaire, o site do Parque do Software teve um aumento de cerca de 10 vezes em acessos, muitos mais visitantes do exterior, o que acarretou em missões internacionais que levaram a negócios importantes para as empresas do Parque do Software. Além disso a comunicação do site foi fortemente direcionada para mídias em vídeo, foram feitas customizações em SEO (Search Engine Optimization) e implantação de tradução automática para vários idiomas.

TECNOLOGIA
Foi utilizado o Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System) pois devido ao grande volume de informações, e à necessidade de atualização constante, não seria possível desenvolvimento de um site estático. Por isso foi usado o Visionnaire WebPublication, que é um Sistema de Gestão de Conteúdo voltado para Portais de todos os tamanhos.
Outras tecnologias utilizadas foram: Linguagem Java (JEE), sistema operacional Linux, HTML5, CSS3, Javascript, Apache Tomcat, Java Portlet Specification, XML, XSL, XSTL, JSP, Ajax/DWR, JQuery, banco de dados MySQL, integração com API do Bing, Bootstrap, Design Responsivo, integração com Google Analytics e Google Maps.


Problema detalhado: APS - Associação das Empresas e Entidades do Parque de Software de Curitiba precisava remodelar o seu site, criando um portal que refletisse a sua importância no setor de tecnologia de Curitiba com requisitos de uma ferramenta de CMS (Content Management System). Entre os requisitos estavam o fornecimento de uma ferramenta de CMS (que a Visionnaire atendeu com o uso do Visionnaire WebPublication) que atendesse às necessidades de comunicação institucional.
A Associação tinha como meta um site que representasse de forma profissional o setor de TIC de Curitiba e do Paraná, que fosse atrativo para pessoas do exterior que quisessem conhecer mais do Parque de Software, e que este Portal viabilizasse a tradução para várias línguas. Este Portal Multimídia deveria disponibilizar vídeos de forma atrativa e funcionar como um integrador ou aglutinador, das empresas, via o meio digital. Existia também o desafio de criar um calendário para o setor.
A expectativa era de que o Portal contasse com um design mais moderno e responsivo.


Solução detalhada: A Visionnaire trouxe a solução de Portal para a APS, seguindo os conceitos de um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System). O produto utilizado foi o Visionnaire WebPublication, que atendeu a todas as necessidades da Associação, e necessidades adicionais que apareceram posteriormente.
O Portal atual da APS conta hoje com todas as funcionalidades do Visionnaire WebPublication, incluindo publicação de conteúdo, separação de conteúdo (no banco de dados) e layout (no navegador), segurança, controle de acesso, suporte a design responsivo, workflow de conteúdo, independência de banco de dados, integração com mídias sociais, suporte a Google Analytics, aderência aos padrões W3C, editor HTML embutido na ferramenta e suporte a todos os navegadores.

Link:
www.parquedesoftware.com.br


WebPublication© APS