Com o Visionnaire WebPublication© (solução para gestão de conteúdo) foi possível unificar os departamentos e secretarias em um único portal na Internet, comunicando de forma ágil para a população as ações realizadas pela Prefeitura.

CLIENTE
Prefeitura de Pinhais

ÁREA
Prefeitura e Associações 

PROBLEMA
A Prefeitura de Pinhais precisava de uma ferramenta eficaz de publicação de conteúdo online. Havia a necessidade de um técnico, em tempo integral, atualizando as páginas estáticas, não era possível distribuir a publicação de conteúdo entre os setores do município. A comunicação com a população da cidade era pouco efetiva através da Internet, o que não estava sendo realizada de forma otimizada com o site da época. O departamento de comunicação não conseguia de forma rápida, fazer com que a comunicação fluísse dentro da estrutura da prefeitura, chegando à população.

SOLUÇÃO
A Visionnaire rapidamente desenvolveu e colocou o novo site em CMS (Content Management System) no ar, através do Visionnaire WebPublication. A sobrecarga no departamento de informática diminuiu e o departamento de comunicação conseguiu atualizar as informações para a população de forma rápida. Hoje, a publicações são feitas de forma distribuída nas várias secretarias, com o WebPublication, não necessitando da presença de uma pessoa técnica dedicada para isso.

RESULTADOS
Com o novo portal, a Prefeitura de Pinhais melhorou a integração e comunicação de seus departamentos, e atualmente o setor de comunicação conta apenas com um profissional com conhecimentos em HTML e CSS.  O site renovado pode também mostrar as obras executadas e em andamento, a população viu, o prefeito foi reeleito, e a cidade foi apontada com o maior índice de aprovação de administração do Brasil de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa.

TECNOLOGIA
A demanda requeria um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System) pois devido ao grande volume de informações, e à necessidade de atualização constante, não seria possível desenvolvimento de um site estático. Por isso foi usado o Visionnaire WebPublication, que é um Sistema de Gestão de Conteúdo voltado para Portais de todos os tamanhos.
Outras tecnologias utilizadas foram: integração com outros sistemas através de linguagem Java (JEE), sistema operacional Windows, HTML5, CSS3, Apache Tomcat, XML, XSL, XSLT, JSP, Javascript/Ajax/DWR, JQuery e banco de dados MS SQL Server, Servidor WEB IIS, modelagem UML (Unified Modeling Language), utilização de padrão MVC..


Problema detalhado: A cidade de Pinhais é uma das cidades que mais cresce no Paraná, quase dobrou o próprio índice em apenas um ano, com uma alta de 89% na concentração de riquezas entre 2009 e 2010, segundo o IBGE, mas a presença na Internet da Prefeitura ainda estava nos conceitos antigos de páginas estáticas, portanto os representantes da prefeitura elaboraram uma concorrência para o desenvolvimento e atualização de uma nova versão do site usando os conceitos modernos de web. A presença da prefeitura na Internet até então, necessitava de um técnico em tempo integral atualizando as páginas estáticas, o que além de sobrecarregar o profissional, não permitia distribuir a publicação de conteúdo. Além disso, uma das principais prioridades da administração municipal era a comunicação com a população da cidade, através da Internet, o que não estava sendo realizada de forma otimizada com o site da época. Havia também o problema de o departamento de comunicação não conseguir de forma rápida, fazer com que a comunicação fluísse dentro da estrutura da prefeitura, chegando à população. Um dos principais pré-requisitos do edital era a existência de uma ferramenta de publicação de conteúdo, que gerenciasse todo o conteúdo da prefeitura, onde as secretarias pudessem colaborar na gestão dos conteúdos.


Solução detalhada: A Visionnaire foi habilitada como melhor solução e rapidamente desenvolveu e colocou o novo site no ar. O design foi feito em parceria com uma agência digital (Zero Comunicação) e toda infraestrutura tecnológica desenvolvida pela Visionnaire. Com a solução de CMS (Content Management System) a sobrecarga no departamento de informática diminuiu e o departamento de comunicação conseguiu atualizar as informações para a população de forma rápida. Hoje a publicação é feita de forma distribuída nas várias secretarias, hoje os jornalistas publicam o conteúdo através do Visionnaire WebPublication, não necessitando da presença de uma pessoa técnica dedicada para isso.

Prefeitura de Pinhais