Moderno, internacionalizado, com design responsivo, comunicação integrada e área de aprovação no fluxo de atualizações de conteúdo, oferecendo ferramenta de geração e o envio de emails.

CLIENTE
CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software.

ÁREA
Instituição sem fins lucrativos.

PROBLEMA
O Centro Internacional de Tecnologia de Software precisava de um novo portal institucional, para comunicar melhor, interna e externamente, com seus clientes e associados, e que estivesse de acordo com as novas diretrizes da internet, moderno, internacionalizado e adaptado para visualização em dispositivos móveis (celulares e tablets).

SOLUÇÃO
A Visionnaire desenvolveu um novo portal moderno, de maneira ágil e colaborativa, utilizando a plataforma do WebPublication©, como suporte a tradução de conteúdo em inglês e com design responsivo. A ferramenta conta com área de workflow e aprovação no fluxo de atualizações de conteúdo, o que possibilita que colaboradores não técnicos de diversas áreas do CITS atualizem facilmente os sites dos departamentos, e também, possam gerar o enviar emails de newsletter de forma intuitiva.

RESULTADOS
Modernidade, facilidade na atualização de conteúdos, novos colaboradores atualizando seus departamentos de forma independente e com controle e aprovação no fluxo de atualizações, através de workflow. Possibilidade de envio de newsletters através do próprio site. Através do trabalho da Visionnaire de criação dos layouts para o novo site, e preparação do layout para o idioma inglês (tradução), o novo site viabilizou a divulgação e inscrição dos diversos cursos oferecidos pelo CITS, tanto em Curitiba, como em Manaus. 

TECNOLOGIA
A demanda requeria um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System) pois devido ao grande volume de informações, e à necessidade de atualização constante, não seria possível desenvolvimento de um site estático. Por isso foi usado o Visionnaire WebPublication, que é um Sistema de Gestão de Conteúdo voltado para Portais de todos os tamanhos. Outras tecnologias utilizadas foram: integração com outros sistemas através de linguagem Java (JEE), sistema operacional Linux, HTML5, CSS3, Apache Tomcat, XML, XSL, XSLT, JSP, Javascript/Ajax/DWR, JQuery e banco de dados PostgreSQL, modelagem UML (Unified Modeling Language), utilização de padrão MVC (Model, View, Controller).


Problema detalhado: O CITS estava com seu site defasado, e precisava de um novo portal que fosse adaptável a tablets e dispositivos móveis, para comunicar melhor os serviços para seus clientes e associados. Precisava também de um workflow de aprovações dos conteúdos (o atual sistema, não tinha esse controle). Além disso, precisava da internacionalização do seu portal. O CITS identificou internamente a necessidade de melhorar a sua comunicação para o público externo, decidiu planejar a criação de um novo portal institucional, moderno, atualizado e unificando numa ferramenta de CMS, o objetivo era gerenciar todos os sites e subsites do CITS, e ao mesmo tempo dar uma identidade diferenciada para cada unidade de acordo com a sua região geográfica de atuação.


Solução detalhada: A Visionnaire, parceira do CITS desde a época de sua fundação, sendo atualmente uma das empresas mais antigas como mantenedora do CITS, foi habilitada como melhor solução e rapidamente desenvolveu e colocou o novo portal no ar. O design, inserção de conteúdos e toda infraestrutura tecnológica foram desenvolvidos pela Visionnaire. Com a solução de CMS (Content Management System) a sobrecarga no departamento de informática diminuiu e o departamento de comunicação e demais departamentos, hoje têm autonomia para atualizar as informações para seus clientes e associados de forma rápida. A ferramenta conta com área de workflow e aprovação no fluxo de atualizações de conteúdo, o que possibilita que colaboradores não técnicos de diversas áreas do CITS atualizem facilmente os sites dos departamentos, e também, possam gerar e enviar emails de newsletter. Também foi feita toda a migração e inserção de novos conteúdos, criação de templates para a newsletter, integração com ferramentas de email marketing, ambientação e instalação do novo portal no servidor de hospedagem, e treinamento referente ao uso da ferramenta para a utilização de todos os benefícios da Ferramenta de CMS Visionnaire WebPublication© para os colaboradores do CITS.


Novo site CTS
Novo site: www.cits.br


Site antigo CITS
Site antigo.