Com o IPD, o HSBC disponibiliza a seus clientes, através de um único login, uma visão unificada de todas suas operações financeiras através de canais eletrônicos (Web, Palm, celular Wap, entre outros).

CLIENTE
HSBC.

ÁREA
Financeira.

PROBLEMA
Controlar o acesso dos clientes a todas as suas operações, através de diversos canais eletrônicos (Web, Palm, celular Wap, entre outros) através de um login único. informações sobre operações e usuários já estavam presentes em outros sistemas, principalmente em mainframes, e não deveriam ser replicadas, mas sim integradas com a solução requerida.

SOLUÇÃO
A Visionnaire desenvolveu o IPD, sistema que mantém informações sobre direitos atribuídos a clientes, impedindo o acesso a serviços não autorizados.

RESULTADOS
Além do login único (que facilita a utilização do sistema e o relacionamento do cliente com o banco), a auditoria permite um acompanhamento das ações dos usuários, visando verificar os problemas reportados pelos usuários e identificar tentativas de violação do sistema. O IPD é flexível e atende as particularidades estruturais do banco com o mínimo de esforço para adaptação.

TECNOLOGIA
Java, HTML, XML, XSL, Servlets, EJB.


Problema detalhado: O HSBC tinha a necessidade de uma solução segura de controle de acesso que, além de oferecer segurança ao cliente, fosse flexível e altamente confiável. A solução deveria atender a todos os canais eletrônicos de forma unificada, de modo que seu cliente pudesse acessar o banco via celular, Palm e Internet de modo consistente. O sistema teria que atender no mínimo a 1.200 usuários simultâneos e deveria ter tolerância a falhas, evitando-se a dependência de um único servidor. Adicionalmente, através de um único login, os usuários deveriam ter acesso a todas as suas operações (contas correntes, poupanças, investimentos, seguros, entre outras), mas somente às transações permitidas (como saldo e transferência). Muitas informações sobre as operações e sobre os usuários já estavam presentes em outros sistemas, principalmente em mainframes. Estas informações não deveriam ser replicadas, mas sim integradas com a solução requerida.


Solução detalhada: Baseando-se em sua experiência em desenvolver aplicações de controle de acesso, a Visionnaire produziu uma solução para instituições financeiras. No HSBC esta solução é chamada de IPD (Infrastructure Profile Database). O IPD mantém informações sobre direitos atribuídos a clientes, impedindo o acesso à serviços não autorizados. Para este fim, todos os serviços ou transações negociais disponíveis são cadastrados previamente, utilizando interface gráfica apropriada, assim como são definidos os direitos requeridos para acessá-los. As operações disponíveis aos clientes são recuperadas de um sistema já existente em mainframe, mantendo-se a consistência das informações.


Além do controle de acesso, o IPD também facilita a construção das aplicações, provendo uma facilidade de construção de menus dinamicamente, conforme os privilégios do usuário. Através de interface gráfica apropriada, o sistema possibilita ao administrador incluir e manter informações para a montagem de menus dinâmicos das aplicações. Ao receber um usuário, as aplicações do banco poderão solicitar o menu com os itens que este usuário tem acesso. O IPD localizará o menu cadastrado para aquele canal e retornará para a aplicação somente as opções válidas para o usuário. A partir de então, a aplicação poderá definir a melhor forma de apresentar o menu e solicitar a interação do usuário.

IPD