O projeto Gateway integrou o sistema de inventário e planejamento de redes de transporte da Embratel com os sistemas de gerência de múltiplos fornecedores de equipamentos, gerando inúmeros benefícios.

CLIENTE
Embratel.

ÁREA
Telecomunicações.

PROBLEMA
Integrar sistemas de gerência de redes de transporte de múltiplos fornecedores de equipamentos com o sistema de inventário de rede.

SOLUÇÃO
A Visionnaire, utilizando CORBA, desenvolveu um Gateway que possui escalabilidade, facilidade de operação é independente de hardware, sistema operacional e banco de dados.

RESULTADOS
O Gateway permitiu a otimização da operação ao detectar recursos ociosos através de uma gerência unificada das redes. A diminuição da intervenção humana aumentou a agilidade do gerenciamento da rede de transporte. A auditoria garante a confiabilidade das informações gerenciais pois sincroniza o sistema de inventário com os sistemas de gerência específicos das redes de transporte. A independência de hardware, sistema operacional e banco de dados facilita a distribuição do software pela rede. A facilidade de adicionar drivers dá escalabilidade ao Gateway.

TECNOLOGIA
Java, JSP, HTML, JavaScript, UML, CORBA, VISP, XML, Sockets TCP/IP, TMN.


Problema detalhado: Para que fosse possível detectar recursos ociosos no sistema e, com isso, otimizar sua operação, era necessário integrar os sistemas de gestão das redes de transporte de diferentes fornecedores. Além disso, esses sistemas não estavam integrados à ferramenta de inventário e planejamento de redes de transporte Capacity Integrator (CI), utilizada pela Embratel. Dessa forma, havia muita intervenção manual do operador no sistema de gerência. Havia ainda a necessidade de realizar auditoria dos dados para identificar equívocos e facilitar a administração.

Solução detalhada: Com a implantação do Gateway desenvolvido pela Visionnaire, a Embratel integrou a gerência de redes de transporte de múltiplos fornecedores de equipamentos com a ferramenta de inventário e planejamento de redes de transporte Capacity Integrator (CI). A gerência unificada de redes permite a otimização do sistema, detectando recursos ociosos. A diminuição da intervenção manual com a automatização do processo de provisionamento de trails tornou a gestão de redes mais ágil. O sistema integra a atividade de provisionamento, desde o inventário até a configuração de facilidades em redes de múltiplos fornecedores. Além disso, oferece uma facilidade de auditoria que garante a consistência das informações dos sistemas envolvidos.

O Gateway é uma solução que independe de hardware, sistema operacional e banco de dados, o que facilita a distribuição do software pela rede. Pela modularidade da arquitetura é possível adicionar novos drivers facilmente, fornecendo uma visão unificada independente de fornecedor. Com a criação da interface gráfica, que permite sua administração via Web, a operação do sistema pelo usuário foi facilitada e pode ser realizada de qualquer ponto da empresa e até mesmo, se permitido, fora dela.

Gateway