A Visionnaire foi contemplada no programa PAPPE Inovação promovido pela FIEP e Sebrae em 2012, e desenvolveu um sistema de saúde voltado para o trabalhador.

CLIENTE
FIEP / SEBRAE

ÁREA
Saúde.

PROBLEMA
Desenvolver um projeto inovador, dentro do programa PAPPE Inovação, voltado para a área de saúde de alguns órgãos públicos.

SOLUÇÃO
A Visionnaire desenvolveu uma Ferramenta de Integração de Serviços da Saúde, o FIS, que proporciona maior facilidade na integração de softwares de gerenciamento de serviços na área da saúde. O intuito da Visionnaire é, por meio da ferramenta, contribuir para o avanço da Cidade Digital Estratégica.

RESULTADOS
O sistema permitiu a análise de indicadores voltados para saúde de base de dados de trabalhadores da indústria, prefeituras e secretarias de estado. Sempre apresentando as informações de forma agregadas, preservando a privacidade e individualidade. Os dados, que já eram analisados em forma de planilhas antes, puderam ser melhor analisados através do uso de um sistema, via web, com apresentação de gráficos e análises estatísticas. Para a Visionnaire especificamente esse foi um projeto de inovação, que foi aprovado no programa PAPPE Inovação (Programa de Apoio à Pesquisa na Pequena Empresa), Subvenção Paraná 2012, como parte das 50 melhores ideias de inovação do Paraná.

TECNOLOGIA
As tecnologias utilizadas foram voltadas para o uso via Web, baseadas em plataforma Microsoft. Com uso de linguagem C#, banco de dados SQL Server, uso de Visual Studio para o desenvolvimento, servidor IIS e um forte foco no trabalho de integração com variados bancos de dados de diferentes órgãos com base de dados de saúde. Foi desenvolvido um sistema próprio para extração de dados em bases de dados variadas (como por exemplo, bases já existentes em Oracle, MySQL e SQL Server) para integração em uma base unificada em SQL Server.


Problema detalhado: em 2012 A FIEP em conjunto com o Sebrae, com apoio do IBQP e financiamento conjunto da FINEP, lançou o Programa de Apoio à Pesquisa na Pequena Empresa – Subvenção Paraná 2012. Inúmeras empresas com os mais variados projetos em todo o estado participaram. A Visionnaire foi uma das 50 empresas contempladas no Paraná, e apresentou um projeto inovador para a área de saúde do trabalhador, com integração de bases de dados e análises estatísticas bem como visualizações gráficas. O projeto teve como principal foco a área do SESI (que é parte do Sistema FIEP) que trabalha com dados da saúde, voltado para os trabalhadores da indústria. Um dos objetivos era integrar as diferentes bases existentes em uma visão única, que permitisse obter resultados analíticos das informações.


Solução detalhada: a empresa criou uma Ferramenta de Integração de Serviços da Saúde, o FIS. Proporciona maior facilidade na integração de softwares de gerenciamento de serviços na área da saúde. Criado para atender uma necessidade da gestão pública de serviços de saúde, o produto gera indicadores e relatórios estratégicos, ponderando dados consistentes e confiáveis. Os principais clientes da empresa são Secretarias de Estado e Prefeituras Municipais. Com o sistema é possível ter informações mais rápidas e visuais, acelerando o trabalho e dando mais produtividade para os pesquisadores da área de saúde desses órgãos. O intuito da Visionnaire é, por meio da ferramenta, contribuir para o avanço da Cidade Digital Estratégica.

Sede FIEP Curitiba