Concentre-se em criar uma solução verdadeira para o problema do seu usuário de forma simples, prática e funcional.


Quando nos referimos ao desenvolvimento de aplicativos, não estamos abordando um assunto tão fácil como parece ser. Além da necessidade em conhecimentos como linguagens de programação e saber utilizar algumas ferramentas corretas, a idéia e o objetivo final do projeto é o que irá destacar e fazer a diferença para o seu sucesso.

Mais afinal, o que faz um App ter milhões de downloads e ser um verdadeiro sucesso? O principal ponto está em resolver verdadeiramente o problema/necessidade do seu usuário, sempre de uma forma simples prática e funcional. Continue lendo essa matéria e descubra algumas dicas fundamentais para você desenvolver um app de sucesso.





Alinhe a Usabilidade + Problema do Usuário

Tenha a preocupação de investir em uma boa experiencia do usuário inteligente junto com a interface, possuindo um design simples e intuitivo. 

Quanto mais fácil a utilização do seu aplicativo, mais chances de despertar a simpatia do usuário. Evite utilizar operações complicadas, difíceis de encontrar, pense que tudo deve acessado com facilidade.





A primeira impressão é a que fica

Com certeza você já deve ter escutado está frase em algumas ocasiões, não esqueça dela, pois para o sucesso do seu aplicativo ela é válida também. 

O design é o primeiro ponto de contato do usuário com o seu produto, e um dos pontos que irá definir o seu sucesso ou fracasso. De uma forma harmoniosa e de fácil entendimento, você deve dispor aspectos como a sua identidade visual, arquitetura da informação, padrões de navegação, diferentes transições de tela, dentre outros detalhes que acabam tornando a experiencia do usuário tranquila e agradável.





Simplicidade é tudo

Aplicativos precisam ter “caminhos” que tornem mais fácil o encontro do seu usuário ao seu objetivo. Para que esses caminhos não se tornem um verdadeiro labirinto, aposte em funcionalidades para uma navegação simples. 

Por exemplo, vale mais você criar um aplicativo para cada uma funcionalidade real, do que criar um aplicativo com várias funções diferentes.





Colocando a Escalabilidade em prática

Em resumo a escalabilidade é uma característica desejável em todos o sistema, em uma rede ou em um processo, indicando sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho uniforme (estar preparado para crescer).

Ela pode garantir que sua base de usuários possa crescer de modo exponencial, sendo muito importante para fazer com que as pessoas conheçam a sua real solução. Uma dica é adicionar funções no seu app que ajudem as pessoas em interações com redes sociais, login através das mesmas, dentre outras.





Uma boa aposta pode ser a Gamificação

Seu aplicativo não precisa ser necessariamente um jogo para aproveitar todos os benefícios que a gamificação pode trazer para o seu projeto. 

Utilizar a mecânica dos jogos para uma solução pode melhorar muito a experiencia do seu usuário. Desenvolva uma sistemática na qual seus usuários se sintam sempre recompensados pelos seus atos, e com isso, desperte o desejo de interagir ainda mais com seu app.





Planeje, execute e acompanhe o seu Marketing Mobile

Para todo e qualquer novo produto ou serviço, existe a necessidade de um bom planejamento de Marketing para que as pessoas o conheçam. Como estamos falando de um aplicativo, as opções de aplicar o Marketing Mobile em seu projeto são amplas e bem eficazes, podendo traçar determinados objetivos e acompanhar 100% dos resultados de sua estratégia.

Utilize as ferramentas conforme o perfil do seu usuário, podendo ser redes sociais, sites, vídeos, anúncios patrocinados em outros apps. Desenvolva uma forma de incentivar a avaliação dos usuários para se destacar mais e atingir ainda mais pessoas.





Registros e Documentações

Este é um ponto muito importante para evitar que seu projeto seja copiado por outros. Afinal toda boa idéia precisa ser documentada, por isso registre cada passo da sua evolução desde o começo, se você procurar irá encontrar diversos softwares e apps que podem auxilia-lo nesta etapa.





Cloud Computing como diferencial

Cada vez mais pessoas vêm apostando na segurança e na possibilidade de armazenamento na nuvem, tornando-se uma ótima estratégia para quem investe em um aplicativo. 

Além de possuir uma boa capacidade para armazenar todos os dados, você fica protegido e se previne contra qualquer tipo de invasão, de quebra você acaba evitando lentidão ou até mesmo perda de dados.





A boa prática do Código Limpo

Para que você tenha um resultado final com um desempenho excelente do seu aplicativo, tenha cuidado na hora de programa-lo, não efetue modificações extremas em suas linhas. 

Os famosos “remendos” podem resultar em bugs e lentidão do seu app. Para evitar esses tipos de problemas, siga corretamente as boas práticas no desenvolvimento das linhas de programação do seu aplicativo.





Aproveite as utilizações avançadas das API´s

Com elas, é possível explorar todos os recursos que o sistema oferece como acesso ao gpu, network, geolocalização, dentre outros. Você também pode utilizar alguns recursos mais avançados e garantir que seu aplicativo tenha uma boa qualidade para a utilização de seus usuários. Por isso não deixe de lado esses “kits” de desenvolvimento que fazem toda a diferença.



Fontes:
CIO.com.br
FreePik.com
500px.com